Andreia questiona sobre atendimento dentário nos postos

A vereadora Andreia Reck (PSDB) esteve reunida com o secretário de Saúde, João Teixeira e com a dentista da saúde, Juliana de Borba Costa para saber a real situação do atendimento dentário nas unidades básicas de saúde, bem como dos projetos desenvolvidos nas escolas.

Atualmente nos postos são ofertados quase todos os procedimentos dentários, excetuando-se tratamento de canal, sisos, extrações complexas e prótese que são feitos por profissionais terceirizados contratados pela Secretaria. Atuam nas unidades 10 concursados, alguns com 20 outros com 40 horas, bem como quatro terceirizados da ACM – Associação Cristã de Moços.

Esses profissionais, além de, atenderem nos nove consultórios espalhados por seis unidades de saúde: Postão (03), Piratini (1), Caic (1), Pórtico (1), Jardim (1) e Várzea Grande (2), também atuam no projeto ‘Sorrindo para o Futuro’, realizado em algumas escolas do município, em conjunto com o SESC.

Nos postos são atendidos diariamente 05 consultas agendadas e mais 02 urgências, por cada dentista durante seu turno, e o horário de atendimento podem variar de acordo com cada posto.

“Acho muito importante esse projeto Sorrindo para o Futuro e pedi ao Secretário a ampliação dele para as demais escolas, pois o cuidado com os dentes deve iniciar na primeira infância, já nas Escolas de Educação Infantil. A prevenção é mais barata do que o tratamento e com a conscientização no início da vida fica mais fácil à manutenção de uma saúde bucal”, disse Andreia.

A vereadora também reforçou a necessidade de ampliação do número de consultórios dentários. “Acho fundamental que haja mais consultórios dentários, em bairros diversos, como por exemplo, no Carniel. Fiquei muito esperançosa com a expectativa de construção de um novo posto no bairro, que esta sendo estudada pela administração, pois só assim haverá a possibilidade física para a implantação de uma unidade dentária no bairro”, destacou Andreia, que informou ainda que até o final do ano, com o término da nova unidade no bairro Floresta, mais uma sala de atendimento será aberta.

Data de publicação: 05/09/2019