Alunos de escolas municipais e estaduais de Gramado apresentam seus talentos

Educavídeo apresenta 10 filmes no Festival de Cinema

Alunos de escolas municipais e estaduais de Gramado apresentam seus talentos

Projeto já consolidado junto à rede pública de ensino de Gramado, o Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo renova seu fôlego em 2019 com a sessão de gala que aconteceu na quinta-feira, dia 15, abrindo os trabalhos do 47º Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais. O vereador Professor Daniel (PT) participou do evento em nome da Câmara Municipal.

Foram apresentados na noite os dez filmes selecionados, produzidos pelos alunos de escolas municipais e estaduais. Sete são curtas-metragens – “A fuga”, “Meninas Rebeldes”, “O tráfico”, “Força Feminina”, “Perfil Anônimo”, “As aventuras de uma família da colônia” e “Elementos”, o curtíssimo “Game Over” – e dois episódios do documentário “Gramado: 100 anos de Turismo”, que são “Nos trilhos da história” e “De Gramado para o mundo”. Esta é a primeira série no formato documental que o Educavídeo produz.

Os temas sociais e o resgate histórico sobre o desenvolvimento do turismo na cidade são tônica das produções neste ano. Os assuntos escolhidos pelos alunos falam sobre violência doméstica, obesidade na adolescência, problemas financeiros familiares, cyberbullying e os papéis sociais femininos e masculinos. Já a série documental, que contará com onze episódios, apresenta o início do turismo em Gramado, enfocando aspectos históricos como a colonização e a chegada do trem, e o surgimento de indústrias que criaram a grife Gramado como a moveleira e a têxtil.

O Educavídeo mobiliza cerca de 70 alunos, divididos em quatro turmas: Iniciante, Intermediário, Avançado e Especial Mosés Bezzi. As crianças e adolescentes têm idades entre 12 e 18 anos e são das escolas municipais Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz- Caic, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Mosés Bezzi e Nossa Senhora de Fátima, além das estaduais de Ensino Médio Caramuru, Santos Dummont e Boaventura Ramos Pacheco.

O projeto iniciou suas atividades em 2011 com a participação no Claro Curtas, do Instituto Claro. No ano seguinte formaram-se núcleos em algumas escolas e, desde 2016, por meio de decreto municipal, o Educavídeo tornou-se programa municipal, sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação com parceria da Gramadotur.

DEDÉ SANTANA É O PADRINHO DO EDUCAVÍDEO

Integrante da trupe responsável pelas maiores bilheterias do cinema nacional, o Trapalhão Dedé Santana tinha a vontade de participar do Festival de Gramado. Na sessão de gala do Educavídeo 2019, o ator e humorista realizou este sonho subindo ao palco do Cine Embaixador na condição de padrinho desta edição do projeto.  Na sexta-feira, às 15h, ele participou de uma roda de conversa com o público e os estudantes gramadenses no hotel Serrazul.

Foto - Divulgação/Festival Cinema

Data de publicação: 19/08/2019