Segurança e História são pautas dessas propostas

Prefeitura apresenta dois projetos básicos

Segurança e História são pautas dessas propostas

O Poder Executivo apresentou ontem (1º), aos Vereadores dois projetos um na área de segurança pública e o outro na gestão de memórias de Gramado.

Segurança

A proposta é para a ampliação de videomonitoramento em Gramado e prevê a aquisição de 35 câmeras, seis câmeras de leitura de placas e licenças dos softwares, contratação de serviços de transporte de dados e de manutenção preventiva. O investimento estimado é de R$ 540 mil, sendo R$ 460 do Executivo e R$ 80 mil de emendas impositivas da Câmara Municipal de autoria dos vereadores: Dr. Ubiratã, Everton Michaelsen, Luia Barbacovi, Manu da Costa, Professor Daniel, Renan Sartori, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde.

Atualmente Gramado conta com 13 pontos de videomonitoramento, com os 11 novos a serem instalados totalizarão 24 locais monitorados.

NOVOS PONTOS

- ERS 373 na Estrada Várzea Grande – Serra Grande;

- ERS 115 com Faustino Rissi;

- Rua Emilio Leobet  esquina com Rua D’Artangnan de Oliveira;

- Avenida Borges de Medeiros  com Rua Emílio Leobet, próximo ao Corpo de Bombeiros;

- Estrada da Linha Bonita no acesso a Rua Antônio Benetti Sobrinho;

- ERS 235 no Pórtico com saída para Nova Petrópolis;

- Rua Casa da Juventude, com Rua Vinte e Cinco de Julho;

- Praça Isaías Elias de Moura – bairro Moura, Rua Josias Martinho e Rua Selfedro Schenkel, próximo a Escola Dr. Carlos Nelz - CAIC;

- Praça do Complexo Esportivo Ernesto Volk – bairro Piratini - Rua Ribeiro e com Rua Farrapos;

- Vila Olímpica da Várzea Grande  com a Avenida 1º de Maio e com Rua Leopoldo Tissot;

- Praça do Altos da Viação Férrea, com a Rua Alecrim e a Rua Pingo de Ouro.

PONTOS EXISTENTES

- Avenida das Hortênsias X Rua João Petry;

- Avenida das Hortênsias X Rua Garibaldi;

- - Avenida das Hortênsias X Rua São Pedro;

- Avenida das Hortênsias X Rua F. G. Bier;

- Rua São Pedro X Rua Augusto Zatti;

- Rua São Pedro X Rua Euzébio Balzaretti;

- Avenida Borges de Medeiros X Rua Senador Salgado Filho;

- Avenida Borges de Medeiros X Rua Madre Verônica;

- Avenida Borges de Medeiros X Rua Emilio Sorgetz;

- ERS 115 próximo ao Lago Joaquina Rita Bier;

- Avenida Borges de Medeiros no Recuo da Estação Rodoviária;

- Rua João Correa – Estação Rodoviária;

- Rua Garibaldi com a Rua Madre Verônica.

Arquivo Público

O projeto básico apresentado busca criar uma plataforma digital do Arquivo Público Municipal João Leopoldo Lied. O objetivo é democratizar o acesso aos documentos e registros históricos disponíveis no acervo do município e ainda abrir um canal para que os acervos de outros possam ser compartilhados solicitamos a criação de uma plataforma digital. Com esta plataforma digital pretende-se dar total e irrestrita acessibilidade a pesquisa do Acervo Histórico com responsabilidade de informação e atendendo a demanda que já existe e que a quantidade de servidores do Arquivo não comporta, pois ainda possuem a atribuição de organizar e digitalizar toda documentação pública gerada pela Prefeitura de Gramado.

Além disso, o Arquivo poderá contar com a contribuição de outros acervos, particulares ou públicos, que queiram disponibilizar seus registros nesta plataforma e enriquecer o banco de informações deste ambiente tornando-o uma referência. O valor de contratação esta estimado em R$ 16.450.

Participaram das reuniões os Vereadores Luia Barbacovi, Professor Daniel, Rafael Ronsoni, Renan Sartori, Rosi Ecker Schmitt, Volnei da Saúde, o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, os secretários de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, de Esportes Jacó Schaumloffel, de Administração Julio Dorneles, e os servidores do arquivo histórico, Enio Hermann e Karen Dinnebier.

Data de publicação: 02/07/2019