Escola Pompéia receberá Moção de Aplausos

Foi aprovada na noite de ontem (24), a proposta de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) que concede Moção de Aplausos aos 65 anos de instalação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia no município de Gramado.

A entrega da honraria será na Sessão Ordinária do dia 1º de julho de 2019, no Plenário Júlio Floriano Petersen.

Histórico

A história da Escola Nossa Senhora da Pompéia início entre 1917 e 1920, inicialmente foi denominada de Escola Rural Nossa Senhora da Pompéia, a comunidade contava com aproximadamente cinquenta famílias e o Senhor Pedro Roldo, alugava aos pais uma casa de sua propriedade.

Em meados de 1940, construiu-se o Pavilhão Comunitário, onde funcionava a Igreja e também a Escola. Em 1952 sob a coordenação do Professor Pedro Gomes da Silveira, houve a mobilização da comunidade em prol da aquisição de uma área, para a construção da Escola.

No ano de 1954, o Governo do Estado, através do Decreto n°4933, datado em 22 abril de 1954, criou oficialmente a Escola Nossa Senhora da Pompéia. Em 1960 o Governo do Estado iniciou a construção do primeiro bloco, que teve inauguração em 1961, contado com aproximadamente 80(oitenta) alunos. Neste período, realizavam-se atividades agrícolas dirigidas a horticultura, o que faz da Escola, na época, uma grande difusora da tecnologia agrícola local.

Entre 1980 a 1985, o Governo Estadual, por intermédio da Prefeitura Municipal de Gramado, construiu mais dois blocos para salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros e administração.

Hoje a Escola atende 213(duzentos e treze) alunos do 1° ao 9° anos, e 28 (vinte e oito) do Pré, pertencente ao Município.

A Escola tem como objetivo promover a valorização da vida, oportunizando condições para que os alunos desenvolvam suas múltiplas inteligências, favorecendo assim, sua atuação na sociedade de forma consciente, critica e comprometida, preparando-se para enfrentar desafios da vida.

Quadro funcional da Escola:

Diretora Roselen Lenara Altreiter Schneider, 19 professores e 4 servidores.

Data de publicação: 25/06/2019