Proposta de autoria do vereador Everton Michaelsen (MDB) que concede Moção de Aplausos aos 25 anos de atividades da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do RS em Gramado .

Delegacia do CRC receberá Moção de Aplausos

Foi aprovada na noite de ontem (24), a proposta de autoria do vereador Everton Michaelsen (MDB) que concede Moção de Aplausos aos 25 anos de atividades da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do RS em Gramado .

A entrega da honraria será na Sessão Ordinária do dia 19 de agosto de 2019, no Plenário Júlio Floriano Petersen.

Histórico

Há 72 anos, no dia 25 de abril, ocorria, no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre, a solenidade de fundação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Um livro com 109 assinaturas é o primeiro registro físico da entidade, e também um marco histórico de uma trajetória de muitas conquistas para a classe contábil gaúcha.

Desde que foi fundado no RS, 24 Contadores já presidiram o CRC. Atualmente a presidência é exercida pela contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues, primeira mulher a presidir o CRC no estado nesses 72 anos de existência.

Para viabilizar a interiorização das atividades, o CRCRS mantém em funcionamento 104 Delegacias e 16 Escritórios Regionais. Os Escritórios Regionais estão instalados em regiões com grande concentração de profissionais registrados e funcionam mediante acordos operacionais com os Sindicatos da respectiva região. O Delegado Regional é o representante do CRCRS junto às autoridades, Contadores, Técnicos em Contabilidade e estudantes, como também o elo para o atingimento do objetivo da ação administrativa de facilitar o atendimento no interior.

Em Gramado a Delegacia do CRCRS completou este ano 25 anos, sendo seu primeiro Delegado Anildo Bolfe – Niki, empossado em 20 de janeiro de 1994 e sucedido por Elis Andreia Altreiter atual Delegada, empossada em 17 de fevereiro de 2012.

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, hierarquicamente subordinados ao Conselho Federal de Contabilidade, têm como finalidades precípuas: fiscalizar o exercício da profissão contábil e de efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das organizações contábeis. Também desenvolve o Programa de Educação Continuada, constituído de cursos, seminários, palestras, publicações, aberto a todos os profissionais da Contabilidade que se propõem a buscar o aprimoramento de suas habilidades e competências, atributos que se fazem necessários para o pleno exercício de suas atividades.

A fiscalização do CRCRS investiga, analisa e apura as infrações éticas e disciplinares. É por meio deste trabalho minucioso que são apuradas e refreadas as situações irregulares, de forma preventiva e educativa em relação aos profissionais contábeis, e intransigente e punitiva em relação aos não habilitados e leigos.

Gramado conta atualmente com 140 profissionais ativos e 25 escritórios contábeis.  A filosofia da ação adotada pela entidade – antes de punir, orientar – tem sua plena consecução mediante a aplicação do Programa de Educação Continuada, o qual oportuniza aos profissionais da Contabilidade a assistência a cursos sobre temas voltados ao exercício da Profissão, possibilitando, dessa forma, a constante e necessária atualização profissional. Promove cursos, palestras e seminários em todas as regiões do Estado.

A cada dois anos o CRCRS realiza a sua Convenção Estadual, por diversas vezes Gramado já foi sede dessa convenção, inclusive aqui foi realizado o Congresso Nacional de Contabilidade no ano de 2008 e foi um marco nos eventos de classe contábil a nível nacional.

Disrupção Contábil – experimente a Transformação, tem sido a necessária  transformação que a atividade contábil vem sofrendo mais intensamente nos últimos anos com a exigência de além do conhecimento técnico, também a inserção no mundo digital.

Gramado conta com profissionais muito ativos e sempre preocupados em atualizar-se, oferecendo desta forma serviços de excelente qualidade, contribuindo de forma ativa para o crescimento econômico dos seus Clientes, do Município, Estado e País.   Uma grande profissão que merece o devido destaque e reconhecimento.

Data de publicação: 25/06/2019