Projeto de lei da Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana de Gramado.

Agenda Estratégica e Plano de Mobilidade Urbana são protocolados na Câmara

No final da tarde de ontem (17), o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci , a secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, e o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, entregaram oficialmente aos vereadores Luia Barbacovi, Professor Daniel, Rafael Ronsoni, Renan Sartori, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde, o projeto de lei da Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana de Gramado.

- Projeto de Lei Ordinária 027/19 - Executivo Municipal - "Dispõe sobre a aprovação da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana para o município de Gramado".

A criação da Agenda Estratégica tem por missão fornecer um programa de ação no tempo, apresentando estratégias, programas e projetos que possam ser atualizados periodicamente, de acordo com os resultados obtidos em cada ação. Nesse sentido, os setores terão a agenda como um guia e não como um plano rígido.

- Projeto de Lei Ordinária 028/19 - Executivo Municipal - "Institui e regulamenta o Plano Municipal de Mobilidade Urbana do município de Gramado/RS, e dá outras providências".

Segundo os princípios de mobilidade sustentável, o plano pretende promover uma cidade com um território de fácil contato e mobilidade, sistema de rede hierarquizado e ordenado, gerando mais oportunidades e menos conflitos, mobilidade dos pedestres, transporte cicloviário, incentivo ao uso do transporte público e menor do uso do automóvel individual.

Os projetos foram lidos na sessão de ontem, e seguem agora para o departamento jurídico e comissões. Audiências Públicas serão realizadas no transcorrer do processo de análise, bem como a divulgação pontual de alterações.

Data de publicação: 18/06/2019