Informações sobre a saúde de Gramado.

Dr. Ubiratã e Volnei da Saúde pedem informações sobre a saúde

Os vereadores Dr. Ubiratã e Volnei da Saúde, ambos do Progressista e defensores da bandeira da saúde, apresentaram nessa semana três pedidos à Prefeitura requerendo informações sobre a área.

No primeiro eles solicitam que o Chefe do Poder Executivo remeta a Casa Legislativa, em forma de listagem, documento onde conste a data de admissão, três nomes de servidores públicos concursados que atuam na área da saúde pública e que possuam maior tempo de serviço dentro dos seguintes cargos: Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Motorista, Nutricionista e Psicólogo.

Volnei e Dr. Ubiratã também pede que a Comissão Interventora do Hospital Arcanjo São Miguel remeta, em forma de listagem, com a data de admissão, três nomes de colaboradores que atuam na área da saúde pública e que possuam maior tempo de serviço dentro da instituição, nos seguintes cargos: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem,   Secretário de Andar, Funcionário da área administrativa e Funcionário da área farmacêutica.

“O intuito das duas proposituras é o de verificar quem são os servidores públicos concursados e os funcionários que atuam no Hospital, que possuem maior tempo de carreira e que ainda estão atuando dentro da área da saúde pública, nos diversos cargos citados, bem como para fundamentar uma posterior indicação para o recebimento de Moção de Aplausos, pelos serviços prestados à saúde da comunidade gramadense, por esses profissionais”, explicaram.

Os Progressistas pedem também à Prefeitura, mais especificamente a Secretaria de Saúde, se estão sendo realizados exames de endoscopia e colonoscopia através do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles enfatizam que, no caso de os mesmos não estarem sendo disponibilizados, que os responsáveis informem desde que data o município não está dispondo da realização destes exames, bem como, indique em forma de listagem, quantas e quais pessoas estão em lista de espera aguardando o agendamento para os procedimentos. Ainda, nesse caso solicitam informação quanto à estimativa de prazo para que se firme nova contratualização que normalize a prestação destes serviços.

“O pedido é oriundo de demandas de cidadãos que necessitam utilizar destes serviços públicos, mas que, no entanto, aguardam há alguns meses na fila de espera sem nenhuma perspectiva de agendamento para os exames. Tal fato acarreta na indignação e desconforto dos pacientes, os quais têm seus tratamentos clínicos adiados, pois dependem unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar os exames de endoscopia e colonoscopia e, também para demais tipos de exames e consultas. Há grande preocupação da comunidade, pois se tem conhecimento que desde o mês de setembro de 2018 não estão sendo agendados exames de endoscopia e colonoscopia, devido ao fim do contrato de prestação destes serviços. Sendo assim, o pedido justifica-se, diante da prerrogativa dos vereadores de fiscalizadores e também para dar maior transparência e tranquilidade à comunidade, que deseja o retorno da disponibilização destes exames através do SUS em  nosso município”, ponderaram.

Data de publicação: 20/02/2019