Projeto denomina rua Gerhard Rudolf Kleine O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) apresentou projeto de lei onde altera a nomenclatura da Rua da Fé para Rua Gerhard Rudolf Kleine.

Projeto denomina rua Gerhard Rudolf Kleine

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) apresentou projeto de lei onde altera a nomenclatura da Rua da Fé para Rua Gerhard Rudolf Kleine. A solicitação partiu da associação de moradores do bairro e seguiu anexo, assinatura dos moradores da via. A proposição foi aprovada, de forma unânime, na noite de hoje (14).

“Entende-se, portanto ser justa a homenagem a este cidadão que deixou um grande legado de caráter, força, determinação e exemplo de vida para o nosso Município”, disse Luia.

Histórico

Gerhard Rudolf Kleine, nasceu em 1942 em Neinstedt/Kreis Quedlinburg na Alemanha como filho de Theodor Fritz e Marie-Agnes Berggold Kleine. Seu pai era brasileiro e tinha ido estudar na Alemanha onde casou e teve três filhos. Iniciou os estudos na Escola Blücher-Schule em Güstersloh, na Vestfália. Quando seus pais deixaram a Alemanha para virem morar no Brasil, em janeiro de 1950. No Brasil, passou a estudar em São Leopoldo, no Instituto Pré-Teológico e na Escola Normal Evangélica, onde se formou como professor primário. Então foi designado para trabalhar como professor e catequista na Comunidade Evangélica em Jaraguá do Sul/SC, permanecendo nestas funções por quatro anos. Também neste período iniciou o 2° ciclo do curso Normal. Em 1967, voltou para o Rio Grande do Sul onde, em Ivoti, terminou o 2° ciclo, formando-se como professor-catequista. Para fazer jus ao diploma, fez o estágio de professor em um colégio estadual na cidade de Estância Velha, durante um semestre. Em 1969, casou com Ruth Horst Kleine e foram morar em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, onde assumiu o Internato Martin Luther da Comunidade Evangélica, atuando como diretor e catequista e permanecendo por um ano e seis meses neste município. Em 1971, foi convidado para assumir a direção da Casa da Juventude, em Gramado. Aceitou o convite, e trabalhou junto com sua esposa, nesta função, por 30 anos. No dia 14 de dezembro de 2000, foi outorgado pelos poderes Executivo e Legislativo de Gramado com a “Comenda de Gramado” por relevantes serviços prestados ao município, como sinal de que os trinta anos à frente da Casa da Juventude valeram a pena e tiveram seus méritos reconhecidos.

Cargos e funções exercidos na comunidade de Gramado: Duas vezes candidato a vereador, em 1976 e 1982, assumiu a Câmara de Vereadores por 60 dias em 1980; Secretário Executivo da Câmara de Vereadores de 1987 a 1991. Presidente do Órbis Clube Gramado de 1976 a 1978 e Presidente do Órbis Internacional em 1980/81. Presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Gramado de 1975 a 1978 e Presidente da Paróquia Evangélica de Gramado de 1985 a 1989 e de 1998 a 2000, bem como vice-presidente de 2000 a 2004. Representante da Paróquia Evangélica no Conselho Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho da IECLB de desde 1997 e Delegado do Sínodo ao Concílio da Igreja – IECLB, Representante do Sínodo Nordeste Gaúcho do Conselho da Igreja – IECLB como 1° Suplente até 2010. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Bavária de 1998 a 2000.

Teve a felicidade de ter três filhos maravilhosos: Michael, Alexander e Dieter e as respectivas noras e dois netos: Francisco e Gabriela.

Data de publicação: 14/01/2019