Câmara aprova alteração ao Código Tributário

Na manhã de hoje (19), os vereadores da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, Everton Michaelsen (MDB), Luia Barbacovi (Progressistas) e Volnei da Saúde (Progressistas) e estiveram reunidos na Câmara Municipal, para analisar o projeto 079/2018 que altera dispositivos do Código Tributário Municipal.

A proposta institui taxas para inspeção municipal para produtos de origem animal. Ela foi aprovada pela Comissão, após a audiência pública promovida ontem e seguiu para deliberação em plenário, logo em seguida, em sessão extraordinária. O projeto foi votado e aprovado, seguindo para sanção do Prefeito ainda essa semana.

O objetivo da proposta é organizar as taxas que já são previstas e cumprir legislações maiores. O valor arrecadado irá para o caixa único, mas no futuro deve ser encaminhada para o Fundo específico que está sendo regularizado. As agroindústrias, enquadradas no Programa Gramado Colônia, estão isentas de todas as taxas municipais referentes a esse projeto.

Tabela com as taxas e valores:

62 – Taxa de Inspeção para abate de bovinos

R$ 9,00 por animal

62.1 – Taxa de Inspeção para abate de suínos, ovinos e caprinos

R$ 4,00 por animal

62.2 – Taxa de Inspeção para abate de aves e coelho

R$ 0,25 por animal

62.3 – Taxa de Inspeção para beneficiamento e industrialização de pescados

R$ 45,00 por tonelada

62.4 – Taxa de Inspeção para beneficiamento e industrialização de embutidos cárneos

62.5 – Taxa de Inspeção para fatiamento

R$ 90,00 por tonelada

62.6 – Taxa de Inspeção para beneficiamento de ovos

R$ 2,50 por cem dúzias

62.7 – Taxa de Inspeção para beneficiamento de derivados de mel, leite e etc

63 – Taxa para aprovação de projetos e localização

63.1 – Emissão de certificação de registro de estabelecimento

63.2 – Para inscrição por produto elaborado junto ao S.I.M.

R$ 40,00 por produto

63.3 – Encerramento das atividades dos estabelecimentos de produtos de origem animal

Data de publicação: 19/12/2018