Horácio Neves iniciou a sua carreira de jornalista com a fundação do jornal do Algarve, sul de Portugal, em 1957.

Horácio Neves recebe  Troféu Silvia Zorzanello

Na Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal na noite de ontem (07), foi entregue o Troféu Silvia Zorzanello, que premia pessoas que elevam o nome de Gramado em questões relativas ao turismo,  jornalista Horácio Neves.

“Ao longo da minha vida eu nunca fiz um discurso por escrito, e hoje eu pensei em fazer, mas neste caso é a emoção, a emoção nos trava, nos eleva, às vezes nos recolhe e ficamos sem palavras.  Quero viver este momento com mais serenidade para dizer tudo que quero dizer, estou hoje nesta Casa revivendo momentos incríveis, conheço Gramado há muitos anos”, disse. Horácio falou sobre sua história, conquistas e dificuldades, deixando todos encantados e assim fazendo jus a grande homenagem recebida. Ele finalizou destacando que “Gramado precisa avançar para o século XXI , o Festival de Turismo que acontece aqui é de um Festival nacional de grande respeito, com o mesmo nível de Cannes, Beverly Hills, feiras como as que acontece em Nova York, um processo a ser estudado e desenvolvido com apoio da Câmara e do Executivo, e eu estou à disposição para ajudar a dar este passo para o século XXI, muito obrigado”.

Resumo biográfico Profissional

Com a sua vinda para o Brasil, por razões politicas, entrou no começo dos anos sessenta na Folha de São Paulo que passava por um período de grandes inovações o que lhe permitiu fundar e dirigir por mais de duas décadas o primeiro Caderno de Turismo da imprensa brasileira.

Neste caderno publicou em Janeiro de 1973 a primeira reportagem turística em cores sobre Gramado anunciando a Festa das Hortênsias.

Nos anos oitenta deixou a Folha de São Paulo para criar o Brasilturis Jornal , primeira publicação dedicada exclusivamente a promover junto aos  profissionais do setor a indústria turística. Este novo veículo jornalístico foi também pioneiro em criar edições especiais em Inglês e espanhol para promover o Brasil em feiras de turismo internacionais.

Dirigiu o Brasilturis por trinta e cinco anos acompanhando e participando de todos os acontecimentos que envolvem a cadeia turística no mundo e no Brasil tendo sempre um carinho especial pelo crescimento turístico de Gramado, em toda a sua carreira profissional como jornalista especializado em turismo.

Além de ministrar palestras em cursos  de turismo no Brasil e no exterior colaborou na fundação da primeira universidade com curso superior de turismo no mundo, a brasileira Anhembi-Morumbi

Sobre Horácio Neves assim se manifestou Marta Rossi, fundadora do Festuris. “A história do turismo, e dos eventos, pode ser estudada nas páginas dos veículos criados por Horácio Neves, primeiro o Caderno de Turismo da Folha e depois o Brasilturis. Nestes mais de 50 anos, sua escrita cobriu altos e baixos, acertos e negaceios, inaugurações e fechamentos, alegrias e tristezas, inserção no mercado internacional e crescimento do mercado nacional; Horácio Neves é a história viva do turismo nacional".

Data de publicação: 08/11/2018