Madeireira Zucolotto, Arcol, Sindilojas e Tomas Magno foram os homenageados

A sessão solene da Câmara de Vereadores de Gramado desta quarta-feira, dia 31, realizou a entrega de quatro Moções de Aplausos. Foram homenageados desta vez a Madeireira Zucolotto, pela passagem dos seus 30 anos, com proposição de autoria da Bancada do MDB; a empresa Arcol, que completa 35 anos, proposta pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas); o Sindilojas Hortênsias foi agraciado pelos seus 65 anos de atividade, em homenagem proposta pelo vereador Neri da Farmácia (Progressistas); e Tomas Magno, que recebeu Moção de Aplausos e Reconhecimento pelos 30 anos de vida marcial e 15 anos de serviços prestados à comunidade, proposta pelo vereador Joel Reis (Progressistas). Joel não pode estar presente na solenidade e a homenagem foi entregue pelo vereador Roberto Cavallin, do mesmo partido.

MADEIREIRA ZUCOLOTTO
O sucesso dos mais de 30 anos da empresa Madereira Zucolotto, hoje Zucolotto Mais, se deve a união familiar de seus sócios fundadores: os irmãos Luiz Carlos e Osmar Zucolotto. Foram incentivados pelo pai, José Zucolotto filho (in-memorian) e Giusepina Zucolotto a trabalhar no armazém da família no bairro Várzea Grande para ajudar no sustento da família de 12 irmãos. Anos mais tarde, ganharam do irmão Celso Zucolotto uma máquina de beneficiar madeiras e com a venda de um mato de acácia da família conseguiram iniciar as atividades no segmento de serraria. Posteriormente, foram adquirindo experiência e aumentando a sua oferta de produtos, e além de trabalhar com madeiras, se tornaram uma loja completa de materiais de construção. Em 2013, vendo a necessidade do bairro Várzea Grande que está em constante expansão, aumentaram seu mix de produtos e atualmente a loja conta com mais de 14 mil itens. As esposas Ronete e Jaqueline também são atuantes na empresa junto aos mais de 15 colaboradores, a maioria trabalhando há mais de 10 anos.

ARCOL – ARTEFATOS DE CONCRETO
O dia 22 de abril de 2023 marcou os 35 anos da empresa Arcol Artefatos de Concreto, idealizada por Argemiro Moschem, que em 1988 apostou no crescimento imobiliário local. Iniciou suas atividades na Avenida Borges de Medeiros e, cinco anos depois, foi transferida para o Bairro Dutra.
A Arcol é uma indústria com preços de fábrica, que atende o mercado da construção civil de Gramado e região. Hoje a empresa conta com 25 mil m2 de área, entre a matriz em Gramado, onde é realizada a produção, distribuição e comercialização e a unidade produtiva no Distrito Industrial em Canela. Tendo um amplo estoque a disposição do cliente.
A empresa investe em processos sustentáveis, com utilização de energia fotovoltaica, aproveitamento de água e não geração de resíduos. Produzir artefatos de concreto que atendam as necessidades do cliente, com entrega própria, é a prioridade da empresa, aliando tecnologia, solidez e confiabilidade nos seus produtos.

SINDILOJAS HORTÊNSIAS
Em 16 de janeiro de 1958 foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gramado. Sua primeira administração foi formada pelo presidente Adail de Castilhos, o secretário Walter Bertoluci e o tesoureiro Arno Michaelsen.
Em 26 de abril de 1958, os diretores da Associação iniciaram o processo de investidura sindical. Após diversas mobilizações de empresários da cidade de Gramado para organizar a categoria, foi fundado oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Gramado (Sindilojas Gramado) em 11 de setembro de 1958, com 30 associados iniciais.
No mesmo ano, o Sindilojas Gramado filiou-se à Confederação Nacional do Comércio e à Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul). Em 1992, com a necessidade de representação local dos municípios representados pela Fecomércio-RS, o Sindilojas Gramado iniciou o processo de extensão de base territorial, representando os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, tornando-se Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias).
No ano de 2006 o Sindilojas Região das Hortênsias entrou com novo processo para extensão de base, repassando o município de Bom Jesus para o Sindilojas Vacaria e adotando o município de Picada Café. O Sindilojas Região das Hortênsias com sede em Gramado, que tem como presidente Guido José Thiele, representa hoje 1,6 mil empresas da região e conta com mais de 360 associados de diversos segmentos.

TOMAS MAGNO
Natural da Fronteira do Estado, Tomas Magno iniciou a vida marcial ainda criança com 5 anos de idade. Desde então, este tem sido o seu princípio de vida. Dentre várias artes treinadas se identificou com o Muay Thai, Arte Marcial Tailandesa que trabalha os 8 membros (dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e as duas canelas). O Muay Thai é um esporte de contato lutado em pé, muito parecido com um combate real é uma arte bastante procurada para defesa pessoal. Hoje o treinamento é bastante utilizado para o bem estar pessoal, já que a arte trabalha muito a saúde mental, além de todos os benefícios corporais como resistência, emagrecimento, tonificação, entre outros. Esta arte é bastante utilizada para trazer qualidade de vida aos alunos que não são adeptos de treinamentos de musculação e que não gostam da rotina de treino.
Com 16 anos, após o falecimento de seu primeiro mestre, Tomas veio à cidade de Gramado em busca de emprego e procurava entrar em uma equipe renomada que trazia consigo os mesmos princípios marciais que aprendeu desde criança. Encontrou na Chute Boxe a essência que procurava. A Chute Boxe é a maior e mais antiga escola marcial do Brasil. Criada pelo Grão Mestre Rudimar Fedrigo, a Chute Boxe é berço de atletas de alto nível como Vanderlei Silva, Shogun, Ciborg e hoje Charles do Brown. Além do treinamento para atletas a equipe mantém um treinamento excelente buscando o bem estar dos alunos em treinos de alta qualidade e com resultados excelentes.
Na cidade de Gramado, o professor Tomas Magno, iniciou suas aulas no ano de 2008, introduzindo o Muay Thai na cidade e buscando passar todos os seus conhecimentos para crianças, jovens e adultos da região. Hoje tem aulas para diversas idades desde os 3 anos até alunos com mais de 60. Casou-se em 2007, teve seu filho único e construiu sua academia própria com mais de 300 metros quadrados, ringue e equipamentos de primeira linha.

Data de publicação: 01/06/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado

Compartilhe!