Viviane Kremer, presidente do Conselho Municipal da Cultura de Gramado, ocupou a Tribuna do Povo durante a sessão ordinária da última segunda-feira, dia 29, para convidar a comunidade cultural a participar das reuniões setoriais da cultura. Esses encontros têm como objetivo promover o diálogo entre representantes de diferentes segmentos culturais, visando o fortalecimento e desenvolvimento do setor em âmbito local, regional e nacional.
Os setores de cultura fazem parte de um calendário nacional que antecede a Conferência Nacional de Cultura. Essas reuniões, segundo Viviane, são fundamentais para subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas para o setor. Além disso, serão observados assuntos como a Lei Paulo Gustavo, que destinará recursos para os estados, a avaliação do andamento do plano de cultura e a seleção de pré-candidatos ao conselho durante a conferência municipal de cultura.
A 8ª Conferência Municipal de Cultura está marcada para os dias 14 e 15 de julho, seguindo um calendário nacional que antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para os dias 4 a 8 de dezembro, em Brasília, com o tema "Democracia e Direito à Cultura".
Para garantir a participação da comunidade, o Conselho Municipal da Cultura organizou-se como setoriais, que abrangem 10 segmentos culturais. As setoriais ocorrem no Centro Municipal de Cultura, localizado no Lago Joaquina Rita Bier.
Viviane reforça a importância da participação da comunidade, destacando que as políticas públicas, os recursos e os editais contemplados são definidos a partir dessas reuniões. “Eu reforço o convite porque as setoriais são abertas a toda a comunidade cultural do município, e pra fazer a diferença é preciso participar”, afirma Viviane.
As datas das setoriais e da conferência serão divulgadas nas redes sociais do Conselho Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, Facebook e Instagram. O Conselho Municipal da Cultura de Gramado tem um plano de 10 anos, sendo revisado a cada dois, e possui um fundo municipal de cultura para receber verbas destinadas ao setor. Participando dessas reuniões, a comunidade cultural tem a oportunidade de fazer a diferença para o município, ajudando na definição de políticas que impactarão a cidade.

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado