Projeto que regulariza a dívida da Gramadotur é votado na Câmara de Gramado
Gramado é reconhecida pelo seu turismo pujante, suas belezas naturais e seus grandes e espetaculares eventos. No entanto, em 2020, durante o período crítico da pandemia de Covid-19, a Gramadotur contraiu um empréstimo de R$ 2.717.632,25 junto ao Fundo Verde do município. À época, este fundo era o único com disponibilidade financeira para auxiliar a autarquia, e o valor foi utilizado para cobrir despesas da 35ª edição do Natal Luz de Gramado.
Para regularizar a situação orçamentária do Fundo Verde, a Prefeitura efetuou a devolução dos valores. No entanto, conforme a Lei 3.878/2021, a Gramadotur passou a ter essa dívida com o Executivo Municipal. Ainda assim, considerando que valor não se trata de crédito tributário, a regularização do montante não impactará o orçamento municipal.
É inegável o papel da Gramadotur na realização de eventos que impulsionam e fomentam o turismo na cidade. Entretanto, a autarquia ainda enfrenta reflexos financeiros decorrentes da pandemia. Com isso, o montante devido ao município é essencial para que a Gramadotur garanta a realização e a fluidez dos seis eventos públicos organizados por ela, além da manutenção do Programa de Artes e da Orquestra Jovem.
O projeto que trata do tema foi votado e aprovado em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. Dessa forma, a autarquia poderá seguir plenamente com a organização de seus eventos, que são fundamentais para atrair turistas e visitantes de todo o Brasil às ruas de Gramado.
Foto: Cleiton Thiele