Parlamento Jovem: cada vereador apadrinha dois estudantes; confira como ficou a definição

por Lucas Vianna publicado 13/06/2024 00h00, última modificação 08/10/2024 08h34
Sorteio aconteceu na reunião geral do programa no início da noite desta quarta-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores de Gramado

Na noite desta quarta-feira, dia 12, a Escola do Legislativo Ivo Bezzi, da Câmara de Vereadores de Gramado, realizou o sorteio dos padrinhos para os vereadores jovens eleitos para o mandato de 2024. A reunião, que contou com a presença dos vereadores e das famílias das crianças e jovens eleitos, teve como objetivo definir dois vereadores mirins apadrinhados por cada parlamentar titular e também repassar o cronograma e orientações aos alunos que começam , agora, oficialmente esta jornada cidadã.A escolha do apadrinhamento aconteceu por meio de sorteio. O vereador Celso Fioreze (PSDB), ausente no evento, foi representado pela sua assessora Rebeca Schulze, e será padrinho de Mariana Marini Ramos e Ademar Comiotto Neto. O presidente da Câmara, Cícero Altreiter (MDB), apadrinhará Ana Caroline Schiling Carasai e Bernardo Arend Elias. Ike Koetz (Progressistas) ficou responsável por Maria Eduarda Dias Grings e Nycolli Bitencourt.Neri da Farmácia (Progressistas) sorteou Catarina Grundemann de Medeiros e Henrique Vieira como seus afilhados. O vereador Professor Daniel (PSDB) apadrinhou Cauê Antônio Moraes David e Júlia Ribeiro Loesch. Rafael Ronsoni (Progressistas) será mentor de Emily Kilpp e Willian de Cesaro Polga.A vereadora jovem reeleita Valentina Venzo Souza, juntamente com Júlia Vilela Caetano, será afilhada de Renan Sartori (MDB). Rodrigo Paim (MDB) apadrinha Rafaela Reis Negri e Victor Foss Ramm, e, finalizando os sorteios, Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) sorteou Valentina Bordin, também reeleita, e Manuela Fattori Sthal como suas afilhadas.A diretora da Escola do Legislativo, Elisandra Chaves, explicou o cronograma das atividades parlamentares para os 18 vereadores jovens eleitos. Ela destacou a importância da trajetória legislativa e os passos a serem seguidos ao longo do mandato.Os observadores Matheus Boff, com experiência de dois mandatos como vereador jovem, e Yasmin Falk de Oliveira Gonzaga e Silva, que também participou do programa em duas gestões, serão os orientadores dos novos parlamentares mirins, auxiliando-os no desenvolvimento de suas funções legislativas e na compreensão do processo político."Esta primeira reunião marca o início de uma jornada de aprendizado e participação democrática para os jovens eleitos, oferecendo-lhes a oportunidade de se envolverem ativamente na vida política da cidade e de aprenderem com a bagagem dos vereadores mais experientes", destaca Elis.Confira como ficou o apadrimento para 2024 Link de acesso às fotos individuais aqui.