Nova Mesa Diretora do Parlamento Jovem é 100% feminina

por Lucas Vianna publicado 20/06/2024 00h00, última modificação 08/10/2024 08h34
Valentina Bordin é a presidenta, Valentina Venzo Souza é vice-presidenta, Maria Eduarda Dias Grings é a 1ª secretária e Mariana Marini Ramos está eleita como 2ª secretária

Se a política tradicional tem como desafio eleger mulheres, no Parlamento Jovem de Gramado a realidade começa a mudar. Ano após ano o programa Vereador Jovem, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Gramado por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, mostra que a participação feminina neste meio só cresce. Em 2024, o projeto é integrado por 12 meninas e seis meninos. O interesse da nova geração em ser protagonista nos espaços de poder reflete, ainda, na escolha da nova Mesa Diretora.Desta vez, a composição é 100% feminina: foram eleitas pelos colegas de mandato como presidenta, Valentina Bordin, do Colégio Cenecista Visconde de Mauá, Valentina Venzo Souza como vice-presidenta, representando a EMEF Senador Salgado Filho, Maria Eduarda Dias Grings é a 1ª secretária, da EMEF Gentil Bonato, e eleita como 2ª secretária está Mariana Marini Ramos, da EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho.Elisandra Chaves, diretora da Escola do Legislativo, é otimista e afirma que tem esperança em ver toda esta representatividade feminina retratada já nas eleições a partir de 2028. "Um reflexo muito necessário, pois a mulher tem sempre como diferencial a sua disponibilidade de buscar mudanças e por colocar uma dose maior de humanidade em tudo que faz", opina Elis.AGENDA DOS JOVENSOs encontros de formação do programa Vereador Jovem em 2024 já iniciam na próxima quarta-feira, dia 26. A primeira sessão ordinária dos parlamentares mirins está marcada para o dia 7 de agosto, às 18 horas. Será aberta a toda a comunidade e com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara de Vereadores.