Doação do imposto de renda pode beneficiar entidades de proteção à infância e aos idosos

por Lucas Vianna publicado 19/03/2024 00h00, última modificação 08/10/2024 08h39

Na segunda-feira, dia 18, na Câmara de Vereadores de Gramado, ocorreu uma reunião com os representantes do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No encontro os representantes dos conselhos expressaram gratidão pelo encaminhamento das emendas impositivas destinadas ao Lar dos Idosos Maria de Nazaré e ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além dos agradecimentos, os conselhos pediram apoio aos vereadores para divulgar entre a comunidade que doe parte de seu Imposto de Renda, com base no ano de 2023, para instituições beneficentes.Os representantes dos conselhos presentes na reunião, Elisiane Fruett, Regina Moretti, Vicente Pinto e Elis Altreiter, juntamente com os vereadores Cícero Altreiter (MDB), Rodrigo Paim (MDB), Neri da Farmácia (Progressistas) e Volnei da Saúde (Progressistas), demonstraram seu compromisso em promover esta divulgação. Durante o encontro, os vereadores se comprometeram a apoiar ativamente da iniciativa de doação do imposto de renda, incentivando os cidadãos a entrar em contato com seus contadores para realizar as destinações que podem ser de até 3% do valor pago, para as declarações feitas no modelo completo.Os representantes das entidades destacaram que, no último ano, as divulgações tiveram um impacto positivo, resultando em um aumento de quase 8% nas arrecadações por meio dos fundos que podem ser repassados às instituições beneficiadas. Em comparação com 2022, houve um crescimento de quase 50% nos fundos destinados ao Idoso e ao Fundo da Criança e do Adolescente. Este índice coloca Gramado acima da média estadual, que é de 5%, atingindo uma destinação de recursos para os fundos beneficentes de 8%.