Bancada do PSDB indica Bertha Zanatta para receber o título de Mulher Cidadã

por Lucas Vianna publicado 23/04/2024 00h00, última modificação 08/10/2024 08h38
Honraria será entregue na área de Defesa dos Direitos Humanos na 13ª Semana Legislativa

Foi votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 22, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 16/2024, que concede o Certificado de Mulher Cidadã. A proposição homenageia Bertha Zanatta na área de "Defesa dos Direitos Humanos" , durante a 13ª Semana Legislativa, em maio. Seguindo a Lei 1.814/2011, a indicação é da bancada do PSDB, composta pelos vereadores Celso Fioreze e Professor Daniel.Bertha Zanatta é nascida em São Miguel do Oeste (SC) e é filha dos gramadenses Ivo Zanatta e Anita Crivelatti Zanatta. Aos 16 anos acompanhou seus pais no retorno ao Rio Grande do Sul. Morou em Canela alguns anos, mas sempre trabalhou em Gramado, onde reside desde 2013.Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1997 na cidade de Campo Grande (MS). Entre 2003 e 2008 atuou, já em Gramado, em escritório próprio, desenvolvendo principalmente projetos residenciais. No ano de 2016 fez especialização em Acessibilidade Arquitetônica. Atua para eliminar barreiras e promover a inclusão social através de uma arquitetura mais humana e universalista. Atualmente trabalha desenvolvendo não somente projetos de acessibilidade, mas também ministrando palestras e consultorias para outros profissionais da arquitetura e da engenharia civil.Desde 2023 é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gramado (Comped) e vem continuamente desenvolvendo projetos e ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência no município de Gramado.O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) esteve ausente da sessão em virtude de internação hospitalar/atestado médico. Os demais aprovaram a indicação por sete votos, tendo em vista que o presidente Cícero Altreiter (MDB) vota somente em caso de empate.