Perguntas Frequentes / FAQ

por Interlegis — última modificação 14/11/2024 10h55
Esta é a FAQ do site, uma relação de perguntas e respostas elaboradas a partir de situações hipotéticas ou com base nos questionamentos mais frequentes recebidos pela Câmara.

FAQ

Perguntas


1.1 Qual o horário de atendimento da Câmara?

2.1 Qual o objetivo da lei de Acesso à Informação?

2.2 Quem pode solicitar as informações?

2.3 Como posso ter acesso à informação?

2.5 Como devo proceder quando a meu pedido de acesso à informação for negado?

2.6 É necessário justificar o pedido de informações?

2.7 Existe prazo para resposta da administração pública?

  1. Perguntas e Respostas

    1.Perguntas Gerais
    1.1 Qual o horário de atendimento da Câmara?
    A Câmara Municipal está aberta a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

    2.Lei de Acesso à Informação
    2.1 Qual o objetivo da lei de Acesso à Informação?
    O objetivo da norma que trata do direito à obtenção de certidões e informações é procurar tornar o Estado o mais transparente possível, garantindo aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal. Com a LAI, além de acesso a gastos financeiros e contratos, será possível o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras não só de órgãos públicos, mas de autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

    2.2 Quem pode solicitar as informações?
    Qualquer cidadão interessado.

    2.3 Como posso ter acesso à informação?
    Cada órgão público deve ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos, independentemente de solicitação.
    - Por meio de requerimento online via SIC ou;
    - Por meio de requerimento escrito entregue junto ao Setor de Protocolo, sito à Rua São Pedro, 369 – Centro - Gramado - RS 

     

    2.5 Como devo proceder quando a meu pedido de acesso à informação for negado?
    O Artigo 14 confere o direito do requerente de obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia. No caso de indeferimento de acesso à informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência (art. 15).

    2.6 É necessário justificar o pedido de informações?
    Não. De acordo com o art. 10, § 8° da Lei de Acesso, é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.

    2.7 Existe prazo para resposta da administração pública?
    Conforme a Lei Municipal 5.248/2013 o SIC deverá conceder o acesso imediato à informação disponível. Não sendo possível a concessão de acesso imediato, na forma do caput, o SIC, em prazo não superior a 20 (vinte) dias, deverá:
    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;
    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;
    ou,
    III - comunicar que não possui a informação, indicando, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remetendo o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação. O prazo referido ainda poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

    3.Licitações3.1 Qual o horário de atendimento da câmara?

    O horário de atendimento da câmara estará sempre informado no rodapé do site, ou na página de contato do site.

    3.2 Qual o horário de atendimento das Secretarias?
    O horário de atendimento das secretárias geralmente segue o padrão de horário da prefeitura, porém podem haver variações. Você pode consultar o horário de atendimento da secretaria diretamente no subportal da secretaria.

    3.3 O que é licitação?
    “É um complexo procedimento administrativo através do qual a Administração elege, entre várias possíveis, a proposta mais vantajosa ao seu interesse – que é sempre o interesse público – , com vista a algum contrato, em geral de aquisição de material ou serv iço, que se pretenda celebrar.” (Ivan Barbosa Rigolin / Marco Tulio Bottino).

    3.4 O que se precisa licitar na Câmara?
    Via de regra , por força constitucional (art. 37, Constituição Federal) e Legal (Lei 14.133/2021), todo objeto que, material e juridicamente possa ser licitado. Ou seja, a regra é licitar sempre.

    Contudo, a Lei 14.133/2021 apresenta exceções a essa regra, conhecidas como dis pensas e inexigibilidades de licitação.

    Em seu artigo 24, a Lei de Licitações arrola os casos em que a licitação é dispensável, por critério de escolha do legislador federal, por exemplo, para a aquisição de bens ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado (art. 24, inciso VIII, da Lei 8666/93), como é o caso da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul, apenas para citar alguns exemplos.

    Já no artigo 25 a Lei reconhece a inviabilidade da competição e autoriza a contratação direta. Exemplo: para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública (art. 25, inciso III, da Lei 8666/93).

    Por derradeiro, façamos uma distinção didática para as dispensas de licitação por limite de valor (ar t. 24, incisos I e II, da Lei 8666/93), que são popularmente conhecidas como compras diretas, visto que são realizadas de forma menos complexas em termos de formalidade e prazos, assemelhando - se às compras do setor privado, com a simples tomada de orçamentos no mercado. Nesta Câmara tais contratações são realizadas diretamente no Setor de Compras.

    3.5 Quais são critérios para escolha da modalidade?
    Via de regra, a Administração Pública escolhe as modalidades de licitação baseada no valor da contratação, levando-se em conta o valor anual por tipo de objeto, nos termos dos limites legais, conforme LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021.

    3.6 O que devo fazer para participar ativamente das licitações da Câmara Municipal?
    Primeiramente, vale a dica de manter a documentação da empresa sempre em dia,
    tanto nas obrigações financeiras como no que tange à documentação, visto que em todas as licitações são exigidos, por força de Lei, ao menos comprovantes de regularidade fiscal e jurídica.
    Como todas as modalidades de licitação, sem exceção, tem seus avisos publicados no
    site, consulte diariamente, ou pelo menos uma vez por semana a
    aba “Licitações”, explore o site e mantenha-se sempre bem informado.

    Consulte profissionais da área contábil ou jurídica, informe-se, leia a respeito, existem
    muitos bons artigos e livros a respeito desse assunto. Num primeiro momento Licitação Pública é um assunto complexo, entretanto é um excelente nicho de mercado e vale a pena ser explorado.

    Capriche nos preços, é fundamental que a empresa tenha preços competitivos para
    vencer as licitações.
    Participe. Sem participar é impossível vencer.

    3.7 Há algum privilégio para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas Licitações?
    Sim, a Lei Complementar 123/2006 dá privilégios a estas empresas, estendidos aos Microempreendedores Individuais e Cooperativas, tanto na documentação como na proposta. Em todos os Editais deste município existem regras que beneficiam estas empresas, dentre as quais destacamos o “Empate Ficto”, onde é assegurada preferência de contratação, nas ocasiões em que ocorra empate entre propostas. Entende-se por empate ficto as situações em que as propostas apresentadas pelas referidas empresas beneficiárias sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada. Este percentual é de até 5% (cinco por cento) no caso de Pregão. Consulte as regras dispostas em cada Edital e aproveite este benefício.

    4.Protocolos

    4.1 O que é protocolo?
    Setor onde se dá o recebimento, registro, distribuição, tramitação, e entrega de documentos. Denominação atribuída ao próprio número dado ao documento.

    4.2 Para que serve o número de protocolo?
    É comprovante oficial de que você fez a solicitação e serve de recibo e deverá ser apresentado quando for retirar o documento e serve também para distribuição e tramitação dos documentos nos Setores, Departamentos, Secretarias e Gabinete.

    4.3 O que precisa para protocolar?
    Precisa de um ofício onde deve constar NOME, ESCREVER O QUE VEM REQUERER, DATAR E ASSINAR.

  2. 4.4 Qual o valor a ser pago para obter informações requeridas?
    Em regra as entidades devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita. Todavia, poderá ser cobrada a quantia correspondente, exclusivamente, ao valor despendido para a reprodução dos documentos que serão fornecidos (art. 12, caput), salvo, os que declararem, nos termos da lei, não dispor de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos mencionados, sem prejuízo de sua própria subsistência ou de sua família (art. 12, parágrafo único).