Início:

19/05/2022 às 10h

O presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Renan Sartori (MDB) participou da abertura do 1º Fórum Urbanístico de Canela na noite desta quarta-feira, dia 18. O evento, que ocorreu no auditório do Campus Hortênsias da UCS, contou com a integração entre as Câmaras de Vereadores para ser construído e formatado, tendo em vista que Gramado, desde o ano passado, promove, por meio do Legislativo, ações que discutem o planejamento urbanístico da cidade. “Buscamos o exemplo de Gramado e fomos trocar ideias”, disse Alfredo Schaffer (PSDB), presidente do Legislativo canelense.
Renan ressaltou na sua fala o cuidado e responsabilidade que a Casa Legislativa de Gramado está trabalhando no trâmite do Projeto de Lei Complementar (PLC) que institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). “Essa atividade do Fórum Urbanístico de Canela é fantástica e faz muito sentido para uma cidade que logo mais debaterá também o seu Plano Diretor”, elogiou, enfatizando a experiência que o Poder Legislativo gramadense vem desenvolvendo com o projeto.
Sartori reforçou em seu discurso que a contratação de especialistas tem sido fundamental no processo. “A Câmara de Gramado realizou a contratação de profissionais para análise do Plano Diretor no âmbito jurídico e no âmbito urbanístico para ajudar a responder alguns questionamentos, dentre eles, aqueles oriundos do Ministério Publico (MP), o que considero de extrema importância e necessidade para poder convalidar todas as ideias construídas pela comunidade, MP, Executivo, Comissão do Plano e vereadores, e afastar qualquer possível inconstitucionalidade nesse projeto. Que estes especialistas possam com sua expertise lapidar, corrigir, melhorar esse projeto, para que lá no final possamos entregar algo equilibrado, que seja forte juridicamente e que venha para pensarmos em um crescimento sustentável para nossa região”, enfatizou.

Apropriação dos vereadores é fundamental
A advogada e professora Vanesca Buzelato Prestes, uma das contratadas pela Câmara de Vereadores de Gramado para a análise jurídica do Plano Diretor, foi uma das palestrantes da noite e elogiou a iniciativa de debater o ordenamento urbanístico da região. “Esta apropriação das Câmaras tem sido fundamental e tem me dado esperança de que não vai ser simplesmente uma reprodução, copia e cola, de muitas leis, como foram muitas leis orgânicas e planos diretores lá no início”, declarou a especialista.

Compartilhe!