Local:

Rua São Pedro, 369  Bairro: Centro
Gramado/RS

27/04/2022 às 18h

A Câmara de Vereadores de Gramado realizou a entrega de três Moções de Aplausos nesta terça-feira, dia 26. Na sessão solene, foram homenageados o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (Marh) - pela passagem dos 20 anos de fundação da ONG, a Feira Feito em Gramado – pelas 10 edições do evento, e também os professores Márcia Borowski e Paulo Leandro Santos da Silva – em razão do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Todas as Moções foram aprovadas por unanimidade pela Casa Legislativa.

20 anos de luta pela preservação ambiental
O Marh foi fundado em 2 de março de 2002 e registrado em 19 de abril de 2002, sendo a primeira organização não governamental da região. Possui abrangência regional (Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis) e tem como princípio estatutário a condição entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza.
Ao longo dos anos, o Movimento Ambientalista vêm desenvolvendo um importante trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e preservação do ambiente, contribuindo junto ao Poder Público para o avanço de políticas públicas sustentáveis. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo se destaca a ação cívica de 2008, que levou a promulgação da “Lei das Placas” de Gramado, que regulamenta o uso de outdoors e cartazes no município.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB). Durante a cerimônia, Hanna Drecksler, umas das fundadoras da entidade, e Francine Broilo, presidente, destacaram a importância do voluntariado. “Nossa proposta de atuação visa um desenvolvimento sustentável, não somos contra o crescimento, mas é preciso respeitar o equilíbrio”, declarou Hanna.

Feira celebra 10 edições
A Feira Feito em Gramado recebeu a Moção por meio de uma proposta do vereador Neri da Farmácia (Progressistas). O evento, que começa na próxima quinta-feira, dia 28, será realizado no Centro de Eventos Expogramado até 15 de maio. A Feira nasceu em 2010 e surgiu com o intuito de oferecer um espaço para divulgação do trabalho de artesãos e pequenos negócios gramadenses. A partir de 2015 passou a ocorrer simultaneamente com a Festa da Colônia. Não ocorreu por dois anos em razão da pandemia. “Projetos bons são projetos colocados em prática. A Feira Feito em Gramado há 10 anos impacta a vida dos pequenos empreendedores e valoriza nossos produtos”, enalteceu Neri.
O prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz, receberam a Moção das mãos do vereador e também destacaram a valorização dos negócios locais que o evento proporciona.

Educação e empreendedorismo andam juntos
Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, Márcia Borowski e Paulo Leandro Santos da Silva foram os vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Eles levaram o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – anos finais. O projeto “Handmade: Pequenos Empreendedores”, foi realizado em 2019 na escola Senador por meio de uma atividade em que os alunos puderam criar suas próprias marcas e produtos para comercializar em uma feira realizada na instituição. Os critérios de avaliação utilizados pelo Sebrae foram criatividade e inovação das práticas pedagógicas. A atuação dos educadores e o impacto do projeto também foram avaliados.
O projeto já tinha sido premiado anteriormente, sendo o ganhador do prêmio Professor Destaque do Legislativo 2019 da Câmara de Vereadores de Gramado e no mesmo ano também foi destaque do projeto do Sicredi “União faz a Vida". Em 2020, os professores foram agraciados com o Selo Professor Transformador pelo evento Bett Educar.
A homenagem é de autoria da Bancada Progressista. Paulo e Márcia destacaram em seus pronunciamentos a importância do reconhecimento e valorização da classe educadora no País. “Incentivem, deem suporte aos seus professores, tenho certeza que assim vamos colher ótimos frutos”, disse Paulo Leandro.