Legislativa
A Câmara, no exercício de suas funções legislativas, participa da elaboração de leis. Todos os Vereadores podem propor projetos de lei, desde que a matéria seja de competência do Poder Legislativo. Também, podem apresentar emendas aos projetos de lei, aprovar ou rejeitar projetos, aprovar ou rejeitar veto do prefeito.

Fiscalizatória
É de competência da Câmara Municipal fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, Prefeito e Secretários Municipais, incluídos os atos da administração indireta.
A Câmara fiscaliza e julga as contas do Prefeito. Exerce, ainda, função fiscalizadora através de pedidos de informações sobre a administração, bem como por meio de suas comissões constituídas.

Administrativa
A Câmara exerce função administrativa na organização dos seus serviços, tais como composição da Mesa, constituição das Comissões, estrutura organizacional de seus servidores.

Assessoramento
A Câmara exerce função de assessoramento, ao votar pedidos, sugerindo ao Prefeito medidas de interesse da administração como, entre outras, a construção de escolas, aberturas de estradas, limpeza de vias públicas, assistência à saúde, etc.

Jurídica
A Câmara exerce função do Poder Judiciário quando decide sobre os crimes de responsabilidade e quando processa e julga o Prefeito e os Vereadores nas infrações político-administrativas previstas na Lei Orgânica Municipal.

Compartilhe!