Política da Qualidade

“A CÂMARA DE VEREADORES BUSCA A MELHORIA CONTÍNUA DE SEUS SERVIÇOS AO CIDADÃO GRAMADENSE”




A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos como materiais, produtos, processos e serviços. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

A Câmara de vereadores de Gramado, em meados de 2010, deu início ao processo de implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O passo inicial foi o mapeamento de todos os processos que integram e regem o funcionamento do Poder Legislativo. Com os processos mapeados e padronizados através de Procedimentos (PI), foram criados os Registros da Qualidade (RQ), que tem a finalidade de comprovar que os processos estão sendo executados exatamente como estão descritos nos PI’s. Após, tabelas de Indicadores foram criadas, afim de, medir a qualidade e eficiência destes processos. Com todos esses passos implantados e funcionando de maneira harmoniosa, a Câmara de Vereadores de Gramado passou por auditoria externa que verificou a certificou o correto andamento do Sistema de Gestão da Qualidade conforme a NBR ISO 9001:2008.

A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na MBR ISO 9001:2008, padroniza os processos dos órgãos públicos, melhorando aspectos negativos como extravio de documentos (afinal, a maior parte dos processos é documentada), demora na conclusão de solicitações, alterando, assim, os itens que não contribuem para um bom atendimento. O maior benefício é percebido a longo prazo, já que o sistema de gestão da qualidade prega a melhoria contínua e a manutenção das alterações propostas pelo controle de qualidade.

A Câmara de Vereadores de Gramado, através do seu SGQ, busca constantemente um alto padrão de qualidade nos serviços prestados aos seus clientes (munícipes), trabalhando com comprometimento e dedicação pelo Município. Para seus servidores e vereadores, ter o trabalho reconhecido pela população, e vê-lo render de forma eficiente, traz motivação ao dia a dia.

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