Na sessão de segunda-feira (07) o Corpo de Bombeiros de Gramado foi homenageado com Moção de Aplausos ao pela passagem dos 29 anos de instalação. A proposta da honraria foi do vereador Professor Daniel (PT) e contou com o respaldo dos demais Legisladores.

Bombeiros recebem Moção de Aplausos

 

Na sessão de segunda-feira (07) o Corpo de Bombeiros de Gramado foi homenageado com Moção de Aplausos ao pela passagem dos 29 anos de instalação. A proposta da honraria foi do vereador Professor Daniel (PT) e contou com o respaldo dos demais Legisladores.

Quem recebeu a honraria em nome da Corporação foi o Major Maurício Ferro Correa. “Para nós é uma honra muito grande estarmos aqui neste momento. Essa Moção representa o reconhecimento de um trabalho feito já há 29 anos nesta cidade quando em 25/05/1988 o então Sargento Paulo aqui chegou e nada tinha além de uma Fiorino. Uma Fiorino e vontade de vencer. Hoje eu vejo que a ideia e o empenho naquela época, do governador do Estado e do Tenente Paulo, coordenador municipal da defesa Civil, deram certo. Hoje Gramado é referência na área de atendimento de prevenção de incêndio, na área de salvamento veicular e acidentes veiculares e estudamos bastante e temos hoje, felizmente o apoio muito grande da comunidade, o apoio do Poder Público Municipal. Temos uma corporação em plena ascensão. O Corpo de Bombeiros é lembrado nos piores momentos, dificilmente nós somos lembrados nos bons momentos e nessa noite a gente tem uma noite de felicidade, vir aqui e receber essa Moção de aplauso porque é um momento de tranquilidade muito embora a guarnição de serviço esteja aqui esperando que o telefone não toque. Sempre que nós somos demandados, dificilmente é uma situação boa e só lembram de nós numa situação ruim, pós atendimento, enfim, a nossa imagem embora tenhamos 93% de aprovação na comunidade gaúcha, 93%, ela ainda é atrelada a questões de dor, sofrimento, desespero e desamparo, então talvez por isso o corpo de bombeiros seja ainda não tão bem lembrado porque surge neste momento para dar um apoio . Hoje a corporação gramadense conta com 18 homens que trabalham fazendo mais do que o possível, muito mais do que o possível. Por fim, quero agradecer mais uma vez a Câmara de Vereadores pelo acolhimento na proposta do vereador Professor Daniel e como sempre é nosso lema, nos colocamos a disposição da comunidade”, disse.

O Professor falou em nome dos Vereadores. “Eu gostaria de falar para vocês que o Corpo de Bombeiros é também além do corpo, é a alma da cidade, significa muito do que é uma cidade do que é uma sociedade. Ela esta pronta como se fosse uma mãe. No momento da dor, no momento da alegria, no momento que as pessoas mais precisam procuram a mãe, procuram o pai, procuram um familiar e o corpo de bombeiros é isso. A gente lembra do Corpo de Bombeiros só no momento da dor e é importante que a gente como sociedade, como Casa Legislativa tenha a grandeza de reconhecer quem realmente trabalha pela cidade. Eu tenho um cuidado muito grande quando eu presto alguma homenagem junto aos colegas, proponho alguma Moção só se eu realmente acredito nela e o Corpo de Bombeiros, eu acredito no Corpo de Bombeiros. Só para finalizar, é muito importante lembrar isso, deixar essa mensagem, o Corpo de Bombeiros de Gramado é referência sim no Estado. Quem conhece a estrutura, a organização deste corpo, que tem nele o trabalho de diferentes pessoas que por ele passaram por Gramado, algumas que continuam,  quem conhece aquela estrutura, as pessoas que trabalham ali, ate com numero reduzido, sabe do que eu estou falando. Tem estrutura para treinamento,  as pessoas estão prontas, isso aqui também é um caso de sucesso, é um caso, o Corpo de Bombeiros de Gramado revela que quando a sociedade participa, quando a sociedade civil se importa e olha, o poder publico através  do FUNREBOM , dessa forma de financiar a estrutura que o Corpo de Bombeiros usa, as coisas dão certo. Nos precisamos nos espelhar para este tipo de experiência, para este tipo de instituição que é uma instituição do estado, é uma instituição formada por servido público, o servidor público é tão achincalhado ali na rua mas as pessoas não sabem  que o servidor público faz uma cidade se movimentar, faz uma cidade ficar protegida como fica com vocês, eu tenho total confiança no Corpo de Bombeiros e viva os trabalhadores do corpo de Bombeiros”, destacou.

Corpo de Bombeiros de Gramado

O Corpo de Bombeiros Militar instalou-se em Gramado no dia 28 de Maio de 1988, tendo sua primeira sede nos fundos da Sociedade Gramadense na Rua Madre Verônica. Seu primeiro comandante foi o então 3° Sargento Euri Paulo Boeira. No início das atividades em Gramado a Corporação contava com poucos recursos materiais e humanos, dependendo da iniciativa privada e do poder público municipal para manter seus atendimentos à população. Com o advento da legislação estadual de prevenção a incêndios e a criação do Fundo para Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom) no ano de 1997, houve a possibilidade de grandes investimentos em equipamentos especiais, viaturas modernas e qualificação técnica do profissional efetivo. O Corpo de Bombeiros mudou-se para sua nova sede situada na Avenida Borges de Medeiros no ano de 2008. Atualmente conta com dois caminhões de combate a incêndios, uma viatura de resgate e atendimento pré hospitalar e três viaturas para atividades de prevenção.  Nestes 29 anos de funcionamento em Gramado, o Corpo de bombeiros evoluiu junto com a cidade, atendendo em média 120 ocorrências por mês, especialmente do combate a incêndios, no salvamento de pessoas e animais, nas buscas de pessoas desaparecidas, nos resgates em acidentes e na remoção de fonte de perigos. Atualmente Gramado é referência no Estado pela atuação do Corpo de bombeiros na fiscalização de prevenção aos incêndios e nas análises de projetos, pois possui um sistema ágil informatizado, possibilitando que 95% das edificações da cidade estejam regularizadas de acordo com as normas técnicas estaduais. Esta situação é garantida pela atuação eficaz dos Bombeiros atuantes em Gramado, uma vez que exercem suas atividades trabalhando tanto no atendimento de ocorrências operacionais, como também nas atividades de prevenção.     

Data de publicação: 09/08/2017

Compartilhe!