Na tarde de ontem (22), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da Câmara receberam a artista plástica Débora Irion que veio apresentar um anteprojeto elaborado pela AEERGS e adaptado pela AEERGS Serra.

Comissão de Cultura recebe artista plástica

Na tarde de ontem (22), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da Câmara, formada pelos vereadores Professor Daniel (PT), Renan Sartori (PMDB) e Rosi Ecker Schmitt (PP) receberam a artista plástica Débora Irion que veio apresentar um anteprojeto elaborado pela Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul – AEERGS e adaptado pela AEERGS Serra, para Gramado, que dispõe sobre a colocação de obras de artes plásticas nas edificações, excetuando-se residências unifamiliares, industriais, galpões de depósitos, silos de armazenagem e estacionamento de veículos em espaço aberto.

“O intuito é que as novas construções tenham obras de arte que contem um pouco da história de Gramado, assim unimos cultura e história em um único projeto”, explicou Débora. A proposta tornou-se Lei em Porto Alegre em 2006 e a cidade já foi contemplada com inúmeras obras de arte que estão espalhadas por diversos pontos da capital gaúcha. “Entendemos que Gramado é uma cidade que tem essa linha cultural, turística e histórica aflorada e que poderia ser a primeira cidade do interior do Rio Grande do Sul a ter uma lei de incentivo a inclusão de obras de artes em prédios que tenham maior circulação de pessoas como condomínios, comerciais, entre outros”, completou Débora.

O projeto foi deixado para a Comissão que fará uma análise e passará aos demais Vereadores para que possam conhecer o tema. Ainda, um encontro será agendada para os próximos dias com os Secretários de Planejamento e Cultura, bem como com o presidente do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado para dar andamento a essa questão. Nessa nova reunião Débora contará com a presença de colegas da AEERGS que a auxiliarão na defesa da proposta, já que é um projeto elaborado pela entidade.

Data de publicação: 23/06/2017