Na tarde de ontem (21), os vereadores estiveram fiscalizando as instalações e os serviços prestados pelo Posto de Saúde e pelo CRAS, ambos da Várzea Grande.

Vereadores fiscalizam Posto de Saúde e CRAS da Várzea Grande

No posto foram recebidos pela técnica de enfermagem, Maria Antônia que apresentou todas as instalações, nos dois andares do prédio. Ela enfatizou que o local esta recebendo algumas melhorias. O horário de atendimento na Unidade é das 7h30 às 20h30, para tanto o Posto conta com 02 enfermeiras, 04 técnicas de enfermagem, 05 clínicos gerais, 03 pediatras, 02 ginecologisltas, 01 nutricionista, 01 psicóloga (afastada por motivo de saúde), 01 estagiária de psicologia, além dos terceirizados que atuam na limpeza e recepção.

Os Vereadores questionaram a servidora sobre a limpeza, pois haviam recebido algumas denúncias. Maria Antônia disse que havia outra terceirizada fazendo este serviço, porém por algumas situações a empresa foi trocada e que a que está atendendo o Posto no momento está trabalhando satisfatoriamente. Também foi falado da ambulância que deveria atender a Unidade. A Técnica em Enfermagem disse não saber da ambulância, mas informou que sempre que preciso solicitam transporte e o mesmo é feito, com um veículo Celta. Sobre medicamentos ela não soube falar muito, apenas informou que no início de 2017 estava complicado, mas melhorou. Ao ser questionada sobre possíveis melhorias ela destacou que talvez pudesse ser dada uma atenção para a questão dos equipamentos e mais algumas adequações no prédio.

No CRAS foram recebidos pela coordenadora, Geise Rafaela Watzlawick, ela apresentou o prédio que também possui dois pavimentos. Falou brevemente do cadastro único feito no local para beneficiários do bolsa família e PCC Idoso e família, apresentou a sala da psicóloga e da assistente social, as de atendimento e levou os Vereadores até as que estavam com oficinas. Entre as oficinas estão musicalização, arteterapia, aikido, entre outras.

Ela falou que não há como ampliar o número de pessoas atendidas por falta de espaço e profissionais. Hoje o CRAS atende 42 crianças, 03 adolescentes e 20 idosos. As turmas infantis são dividas em três grupos, os que vão ao local nas segundas, quartas e sextas; os de terça e quinta e os que vão diariamente. Geise destacou a necessidade de reforma no prédio que está com problemas em diversas ordens, deste o chão, teto, cortinas, enfim o local precisaria ser revitalizado.

A Coordenadora também falou aos Vereadores que apresentou uma proposta a Secretaria de Esportes para que fosse realizada uma parceria, onde ela faria a captação e o atendimento as crianças e a Secretaria entraria com o ginásio do Altos da Viação Férrea e um oficineiro, para atendimento nos finais de tarde. Até hoje ela não obteve um retorno, mas informa que está aberta para conversa.

Para finalizar Geise falou também dos enormes problemas enfrentados no bairro quanto a dependência química, de sua preocupação com o espaço da Pista de Skate que deve receber monitoramento, pois entende a necessidade de pensar-se primeiro na prevenção para depois não necessitar trabalhar na resolução dos problemas. Os Vereadores cumprimentaram Geise pelo trabalho dela e de sua equipe que vem sendo elogiado na comunidade.

Data de publicação: 22/03/2018