Na sessão de ontem (08), o espaço destinado a comunidade foi utilizado pelo psicólogo Osvaldo Amorim que falou do projeto ‘Janeiro Branco’.

Osvaldo Amorim fala sobre Janeiro Branco

Ele explicou que esse projeto é similar ao Outubro Rosa que é o mês de cuidar de mulher, Novembro Azul que é o mês de cuidado do homem. “O Janeiro Branco tem o mesmo viés, o cuidado da Saúde Mental. É um chamado para que se pense na mente, dos sentimentos”, explicou.

Amorim informou que a OMS diz que até 2020 a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho. Pensando nisso e em como atuar de forma preventiva esse programa foi instituído em Uberlândia, pelo psicólogo Leonardo Abrão e repassado ao grupo Psicose Gramado que apresentou a proposta ao vereador Volnei da Saúde que junto com a extinta Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, formada também pelos vereadores Professor Daniel e Rosi Ecker Schmitt elaboraram projeto formal que tornou-se lei em Gramado.

O intuito dessa ação é realizar um trabalho gratuito onde os profissionais farão palestras, atendimentos, debates, rodas de conversas, caminhadas, enfim eles atuariam com o objetivo de mudar a cultura das pessoas para que essas entendessem como a psicologia pode ajudar. Para tanto solicitam as dependências da Câmara para tal realização. “Eu vou entrar no mérito das emoções, pois elas impactam muito do nosso dia a dia. Apenas para vocês terem uma ideia, a principal emoção que é o medo, causa doenças e sofrimentos nas pessoas. Uma pessoa com medo tem três alternativas, enfrentar, paralisar ou fugir. Essas podem ter os seguintes problemas: ansiedade, depressão, diabetes e ainda, por causa desses fatores tentarem o suicídio. Então para auxiliarmos precisamos dar instruções, inclusive instruir a família, pois a família tem que acolher a pessoa, para que ai ela possa também se proteger. Assim colocamos o grupo Psicose Gramado a disposição para tais atendimentos”, completou.

Data de publicação: 09/01/2018