Na segunda-feira, dia 05, a senhora Rozelei Maria Rissi recebeu Moção de Aplausos, pelos 40 anos de atividade profissional na área de educação, em Gramado. A proposta foi do vereador Luia Barbacovi (Progressistas).

Rozelei Maria Rissi recebe Moção de Aplausos

“Quero expressar meus agradecimentos àqueles que se envolveram para que esse momento ocorresse, este gesto ficará marcado no meu coração onde se guardam as manifestações de carinho e apreço, agradeço aqueles alunos que passaram por mim pois permitiram compartilhar conhecimentos realizando meus sonhos de infância de ser professora.  Agradeço também os meus colegas professores com os quais convivo todos estes anos, esta é uma noite de festa onde a trajetória de vida aqui singelamente resumida traz um exemplo de determinação e persistência, reconheçamos o mérito do educador que a paixão e o amor  nos levam a vivenciar as alegrias e as dores de ser professora, mais uma vez eu quero agradecer a lembrança este momento onde recebo esta Moção nos agraciado pela minha trajetória profissional 40 anos no bairro Várzea Grande, nenhum dever é mais importante que a gratidão. Muito obrigado”, disse Rozelei.

O vereador Luia, autor da proposta, falou em nome da Câmara Municipal. “Não poderia ter uma data mais feliz, próximo ao Dia da Mulher onde fazemos uma Moção de Aplausos a uma professora. Quero enfatizar que foi na educação onde a mulher teve o primeiro espaço, onde conseguiu crescer e mostrar todo o seu trabalho. Rozelei eu não tenho dúvida  de que muitos desses empresários bem sucedidos hoje, muito daquelas pessoas que ajudaram a desenvolver a Várzea Grande foram alunos seus ou passaram pela escola quando fostes Vice-diretora, e nesses 40 anos, certamente, quando se fala na história da Várzea Grande um pouquinho do trabalho da Rozelei, de ideias e de sugestões de participação vão estar presente. Então eu queria em nome de todos Vereadores  dizer que ficamos felizes em prestar essa homenagem, a gente reconhece a história, quando a comunidade a reconhece também e a tua certamente já está gravada na atuação da Várzea Grande e de Gramado. Obrigado”, destacou.

Histórico

Rozelei Maria Rissi, nascida em 25 de maio no município de Rio Pardo, casada com Irineu Rissi, mãe de três filhos, Taís, Tainara e Tiago. Iniciou sua trajetória profissional como professora de Educação Física em 1970 no Colégio São Carlos, onde permaneceu até 1972. Tendo sido aprovada em Concurso Público Estadual, foi designada para atuar em Gramado na Escola Caramuru. Ao se apresentar à direção da escola foi informada que sua missão seria na área de Comunicação que incluía as disciplinas de Português, Educação Física e Educação Artística para alunos de quinta e sexta séries no turno da tarde. No qual a deixou apreensiva, pois acabara de concluir o ensino médio. Na época, estava acontecendo à implantação do Ensino de Primeiro Grau Completo nesta escola e não havia vagas para as séries iniciais. Entre idas e vindas, certezas e incertezas, acertos e promessas, acabou aceitando a designação e se instalou em Gramado onde ficaria por três meses, até que a direção do Colégio São Carlos a resgatasse como professora cedida do Estado para escola particular. Enquanto isso, foi dando conta do trabalho na Escola Caramuru na área da Comunicação. A cedência ao Colégio São Carlos só veio mais tarde, em novembro, criando um novo impasse, como deixar os alunos daqui nesta época do ano? Optou, então por permanecer em Gramado, na Escola Caramuru, como professora de português, por dezoito anos; professora de terceira série; como secretária de escola, colaborando na sua estruturação e na vice direção. Em janeiro de 1994 solicitou a aposentadoria por ter completado tempo hábil para tal. Nesta mesma época recebeu convite para assumir a direção da Escola Municipal Mosés Bezzi. Mais um desafio se impunha em sua carreira como educadora. Por dezoito anos e nove meses seguiu nesta tão digna e feliz missão. Incontáveis foram os alunos confiados a ela, com os quais pode construir vínculo afetivo, estabelecendo com eles uma relação de respeito, confiança e diálogo, motivando a construção da aprendizagem. Durante sua trajetória profissional pode constatar que havia escolhido a profissão certa pois a fazia feliz. A homenageada sempre tem um agradecimento ao apoio que obteve da direção e professores do Colégio Santos Dumont quanto a conteúdos a serem desenvolvidos, livros e participação nas reuniões de professores de português. No qual essas trocas a fortaleceram e deram segurança e certeza de estar no caminho certo do fazer pedagógico. Por tanto tempo de dedicação a homenageada acredita que estar realizada na profissão é premissa para desenvolvê-la com responsabilidade, cuidando para que os objetivos sejam alcançados, selando compromisso com os educandos.

Data de publicação: 13/03/2018