Na segunda-feira (05), em sessão ordinária, foi aprovado o projeto da bancada do Progressistas, proposta pelos vereadores Dr. Ubiratã, Erni Branchini, Luia Barbacovi, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde que concede a Nelcy Rissi, o Certificado de

Nelcy Rissi recebe Certificado de Mulher Cidadã

Na  segunda-feira (05), em sessão ordinária, foi aprovado o projeto da bancada do Progressistas, proposta pelos vereadores Dr. Ubiratã, Erni Branchini, Luia Barbacovi, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde que concede a Nelcy Rissi, o Certificado de Mulher Cidadã, na área de Atividades Comunitárias da Mulher. A homenagem será entregue dentro da Semana Legislativa a ser realizada em maio.

Nelcy Rissi

Nelcy Rissi nasceu em Três Coroas/RS, no dia primeiro de maio de 1941. Filha de Arlindo Krummenauer (in memoriam) e Iracema Krummenauer, a homenageada reside na cidade de Gramado desde o dia 28 de setembro de 1983.

Contraiu matrimônio com José Rissi na data de 06/01/1962, e desta união nasceram suas filhas: Lísia e Vírginia. Deus a abençoou com seis lindos netos: Gabriela, Paola, Luiza, Geórgia, Marthina e Gerson Junior, formando assim uma linda família.

Sra. Nelcy, começou a trabalhar desde muito jovem. Dos oito aos quatorze anos de idade, ajudava seus pais no trabalho da lavoura. Após, foi então trabalhar na indústria calçadista, onde desempenhou seus serviços por oito anos.

Aos 27 anos de idade sentiu a necessidade de adquirir novos conhecimentos e foi atrás da conclusão de seus estudos. Fez Supletivo e após a admissão, ingressou no Ginásio, onde por um período de quatro anos, completou seu 2º grau.

Após alguns anos de intervalo e muito trabalho, foi nomeada representante do INPS de Três Coroas, onde atuou por 15 anos ininterruptos. Foi um trabalho muito gratificante onde aprendeu o quanto é importante estender a mão para aqueles que necessitam de ajuda. Como moradora de Três Coroas sentia o dever de participar de trabalhos voluntários junto à APAE – INEVAM, instituições de amparo ao menor carente. Marcou grande presença na Paróquia Sagrada Família de Três Coroas, onde realizou palestras aos casais de noivos e cursos para Batismos. Nelcy ingressou no Lions Club de Três Coroas e na qualidade de Domadora atuou em inúmeros e incansáveis trabalhos voluntários, onde permaneceu 18 anos consecutivos.

Em 1983, quando Nelcy e sua família passaram a residir em Gramado, foi muito bem recebida pela comunidade local e ingressou no Rotary Club de Gramado, onde com o passar dos anos, ela e o marido, foram nomeados Presidentes.

Em sua gestão na Casa da Amizade, apresentou o projeto chamado “Feira do Barato” onde em uma feira aberta ao público, são vendidos utensílios domésticos e roupas usadas a valores simbólicos. Todas as suas companheiras foram unânimes ao aprovar o projeto e junto ao grupo, desenvolvem este trabalho que já completa 23 anos de duração. Os recursos arrecadados da “Feira do Barato” possibilitou a realização do Projeto “Brincando que se Aprende”, onde foram adquiridas pracinhas infantis para todas as escolas municipais e a compra de equipamentos para o Hospital Arcanjo São Miguel, entre outras ações.

Há oito anos, realiza trabalhos voluntários nas Damas de Caridade e participa também de um projeto denominado “Coração de Amor” coordenado por Ângela Maria de Oliveira, onde são desenvolvidas almofadas terapêuticas para ameninar o sofrimento de pessoas portadoras de Câncer de Mama.

Sra. Nelcy por ser esta mulher batalhadora e tão voluntariosa com o próximo, recebeu diversas homenagens da comunidade gramadense. Dentre elas, recebeu homenagens como a do projeto “Super Mulheres” do Jornal Integração no ano de 2016, e também, participou da Exposição “Grandes e Notáveis Mulheres de Gramado”, projeto do fotógrafo Adriano Gonçalves, no ano de 2017.

Data de publicação: 13/03/2018