A possibilidade de reajuste da tarifa dos pedágios da EGR foi tema de reunião entre o Pres. da Câmara de Vereadores de Gramado, Luia Barbacovi, o Dep. estadual Sérgio Turra, o Pres. da EGR, Nelson Lidio Nunes, e o Dir. Adm e financeiro, Ney Michelucci.

Luia e Turra vão à EGR para tratar do reajuste nos pedágios

A possibilidade de reajuste da tarifa dos pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR foi tema de reunião entre o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Luia Barbacovi, o deputado estadual Sérgio Turra (PP), o presidente da companhia, Nelson Lidio Nunes, e o diretor administrativo e financeiro, Ney Michelucci. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (22) na sede da EGR.

Luia e Turra destacaram a preocupação em relação à porcentagem de reajuste das tarifas de Pedágio das Praças da Região das Hortênsias para R$ 10,70. Eles enfatizaram as dificuldades que um aumento desta proporção irá trazer aos moradores e visitantes, transformando-se em um problema econômico e social, já que muitos trabalhadores de Gramado utilizam o pedágio diariamente, como também os prestadores de serviços do trade turísticos e visitantes.

Nelson Lídio Nunes explicou que realmente há uma defasagem próxima de 90% nas tarifas, uma vez que não são reajustadas há anos, porém reconhece que repassar todo o valor seria demasiado. “Atendendo as reivindicações das comunidades envolvidas e também usando o bom senso estamos analisando um aumento menor que não deve ultrapassar os 50%, ou seja deverá ficar abaixo dos R$ 9,00. A definição do valor e a data do aumento deverão ser decididos nos próximos dias, mas ocorrem ainda em 2017”, afirmou.

INVESTIMENTOS

Outro tema abordado foi em relação aos investimentos que terão que ser efetuados na região, já que a comunidade tem reclamado muito, principalmente na questão de segurança. Entre eles a necessidade de instalação de passarelas ou túneis para passagens de pedestres no trecho urbano de Gramado, a importância da revisão de rótulas, faixas de segurança, entre outras.

A EGR diz que junto com o futuro anúncio de aumento será apresentado um cronograma de investimentos na região, para contemplar as necessidades dos usuários e moradores das cercanias das rodovias pedagiadas.

RUA MIGUEL TISSOT

Em relação à rua Miguel Tissot, o diretor da EGR Nelson Lídio Nunes informou que está bem adiantada as negociações com a Prefeitura e, em breve, haverá uma solução para que aquela Rua seja liberada para o tráfego nos dois sentidos, provavelmente com a construção de uma Via paralela que ligará à Perimetral.

“Além de agradecer ao deputado Sérgio Turra por estar buscando solução para a questão das tarifas, acredito que o aumento será inevitável, porém a pressão da sociedade, inclusive com iniciativas como da vereadora Manu Caliari, com abaixo assinado, deverão evitar um aumento exagerado. Acredito que o valor ideal não possa ultrapassar os R$ 8,00”, disse Luia.

Foto: Gabriela Brands Rhoden

Data de publicação: 23/08/2017