Na sessão ordinária de ontem, 09, foi aprovado o projeto de autoria da bancada do MDB, formada pelos vereadores Everton Michaelsen e Renan Satori que confere à Susana Maria Rebelatto Foss, o Certificado de Mulher Cidadã.

Susana Foss receberá Certificado Mulher Cidadã

Na sessão ordinária de ontem, 09, foi aprovado o projeto de autoria da bancada do MDB, formada pelos vereadores Everton Michaelsen e Renan Satori que confere à Susana Maria Rebelatto Foss, o Certificado de Mulher Cidadã, na área de ‘Educação da Mulher’. A proposta teve aprovação unânime.

A entrega da honraria se dará em sessão solene a ser realizada durante a Semana Legislativa que acontecerá no final de maio, na sede da Câmara Municipal.

Histórico

Susana Maria Rebelatto Foss iniciou os estudos e na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco: durante as férias escolares, na adolescência, trabalhou como babá; aos 14 anos, já com carteira assinada passou a atuar no comércio, numa loja de artesanato de cerâmicas, de nome “O Pote”. Concluiu o primeiro Grau na Escola  Estadual Santos Dumont, e em 1983 passou a estudar no Curso Normal da Escola Estadual Danton Corrêa da Silva em Canela: no contra turno, neste período, atuou como telefonista no Hotel Serra Azul, enquanto concluía os estudos.

Em 1986 deixou a hotelaria, quando convidada pelo então Secretário de Educação Germano Marcolino Blumm. Assumiu a docência em duas escolas de área considerada rural. Uma das escolas “Quinze de Novembro” Ficava na Linha Quinze e outra Otto Kleppzing, no Mato Queimado. Foi um período difícil, mas de muitas aprendizagens, pois era sua primeira experiência docente e numa das escolas a turma era mutisseriada, onde além de lecionar era responsável pela direção, merenda e limpeza do educandário.

Em 1987, a pedido, foi transferida para a escola Delmar Dutra, localizada no bairro Dutra. Neste ano, concluiu o estágio e formou-se no magistério. Em 1988, iniciou sua trajetória na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, onde atua até hoje, como alfabetizadora numa turma de Segundo Ano. Nesta escola, já fez parte do Círculo de Pais e Mestres e também atuou no laboratório de informática por dez anos. Em 2008, fiel à missão de alfabetizar e qualificar-se ainda mais, iniciou estudos para formação superior e juntamente a várias colegas já atuantes na rede municipal, formou-se em pedagogia, Séries iniciais e Educação infantil pela UCS-NUCAN. Em 2016, pós graduou-se em Alfabetização e Letramento.

Susana, casada com Rogério Foss é mãe de Murilo Foss, leciona há 32 anos e é também membro atuante do Sindicato dos Servidores Municipais de Gramado e representante dos professores no Conselho Municipal de Educação.

Data de publicação: 10/04/2018