Representante do Grupo fez uso da Tribuna do Povo

Bolsistas da Unopar conversam com vereadores

Representante do Grupo fez uso da Tribuna do Povo

No final da tarde de segunda-feira (15), bolsistas da Unopar – Polo Gramado estiveram reunidos com os Vereadores para falar sobre a questão da manutenção das bolsas a eles concedidas em uma parceria entre a Prefeitura de Gramado e a Universidade.

Na oportunidade eles destacaram que foram selecionados através de edital da Secretaria de Educação para bolsas, de 50% do valor da mensalidade, até o término do curso. Eles enfatizaram que após o rompimento do Convênio entre Prefeitura e Unopar, advindo de obrigatoriedade em face de nova lei federal vigente que não permite esse tipo de parceria, acabaram por ficar desassistidos.

“Queremos sair dessa pressão. Não queremos que essa situação se prolongue, queremos de forma pacifica resolver esse problema. Preciso de apoio na parte legal, de uma solução para que possamos continuar estudante”, falou Francisco U. Monhõz, representante do grupo, no encontro.

Os colegas ainda colocaram que o período de rematrículas encerrava segunda-feira (15) e que estavam apreensivos em não efetuar a mesma e perder o semestre.

Os Vereadores colocaram-se a favor dos bolsistas, pois os mesmos possuem direito adquirido por terem atendido todas as disposições dos editais. “Entendemos que as bolsas não podem se encerrar. Há um compromisso firmado entre a Unopar, Prefeitura e Alunos. Destaco que há vontade política do Executivo e informo que eles estão trabalhando na questão legal para viabilização de alguma solução para o caso”, explicou o vereador Professor Daniel, líder do Governo.

“Estamos aqui para auxiliar, todos estamos preocupados com essa questão. Desta forma acredito que a melhor forma e realizarmos um encontro, Unopar, Prefeitura, Legislativo e Estudantes. Peço ao Líder de Governo que agende e nos comunique. Precisamos encontrar uma alternativa para essa questão que aflige os estudantes gramadenses”, disse a presidente, vereadora Manu Caliari.

O encontro será agendado assim que o prefeito, João Alfredo de Castilhos Bertolucci retornar de Brasília.

Na Tribuna

Francisco U. Monhõz, representante dos bolsistas da Unopar fez uso da Tribuna do Povo no intuito de explanar sobre o assunto a comunidade gramadense.

Ele destacou “Vocês já sabem aonde chegou, digamos assim, aonde afunilou todo o processo. Quero sensibilizar de alguma forma, e pedir para meus colegas por favor, se colocarem de pé, os que estão hoje junto, por favor. Eu quero falar pra vocês, que muitos deles tiveram que retirar-se, pelas suas obrigações, suas atividades, trabalhos enfim, muito obrigado podem tomar seus assentos. Pelos seus trabalhos, tiveram que retornar a seus lares, cuidar de seus filhos, e mais que nada não chegamos aqui, não querendo, volto a reiterar, não querendo um embate entre as instituições, não querendo a solução delas. De uma harmonia em que possa de ambas, vir a solução, para cada um dos estudantes. Quero ser sucinto na minha colocação, somos muito gratos por estar frente as autoridades, vocês escutaram a voz do povo, as mídias, o jornalismo, todos os secretários, as secretarias, em sua maioria, os cidadãos gramadenses, as pessoas, amigos, conhecidos, colegas, somos de Gramado, eu me sinto de Gramado. E baseado nesse sentimento que venho aqui, ser a voz dos meus colegas. Esperamos sim, esperamos uma solução verdadeira e real, se falou muito até este momento. Todos os vereadores unanimemente disseram que vão colaborar com esta problemática, entre as duas instituições, mas nós queremos ver realmente que seja um fator positivo, poder sair daqui e dizer, hoje temos convicção de que ganhamos, vamos estar tranquilos, de que muitos dos colegas hoje, vão dormir mais tranquilos. Nós estamos tratando com pessoas, com seres humanos e pedimos as autoridades que hoje possam ver, e velar por cada um dos estudantes. Quero também, sem deixar de lado nosso diretor, agradecer a ele também de forma especial, sempre nos abriu as portas, e creio que ele vai estar disposto, e esse novo convênio de buscar a viabilidade, a legalidade de nos poder ajudar e socorrer em todos os sentidos. Seria isso, uma boa noite a todos e até a próxima oportunidade”.

Data de publicação: 17/01/2018