Paulinho Mixaria recebe Troféu Mérito Gramado

Foi aprovado na noite de ontem (09), o projeto de autoria do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) que concede ao senhor Paulo Roberto Alves da Silva, conhecido como Paulinho Mixaria, o Troféu Mérito Gramado. A homenagem busca enaltecê-lo por elevar o nome de Gramado no cenário nacional por 25 anos, através da arte do humor para todas as idades.

A entrega da honraria se dará em sessão solene a ser realizada no dia 23 de maio, durante a Semana Legislativa.

Histórico

Paulo Roberto Alves da Silva, conhecido como Paulinho Mixaria, nasceu na cidade de Taquari/RS, no dia 05 de outubro de 1969. Morou em Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Parobé. No ano de 1986 veio morar provisoriamente em Gramado fazendo shows de danças folclóricas, poesias e trovas em Churrascarias. Em 1988 casou com Marilene Boeira da Silva, vindo morar em definitivo em Gramado. Em 1993 começou sua carreira de humorista.

Ao longo de sua carreira lançou 4 livros (O primeiro quando tinha 16/17 anos), 7 CDs, 2 DVDs e 2 Filmes de Longa Metragem. Todos os trabalhos de produção independente. Sendo que nos filmes, a exemplo de seus ídolos Mazaroppi, Charlie Chaplin e Jerry Lewis, ele foi roteirista, diretor, ator e produtor. Desde criança manteve o sonho e a vocação para ser humorista. Começou a compor poesias e musicas aos 11 anos de idade, tendo suas canções gravadas por inúmeros artistas, entre eles Gaúcho da Fronteira, Velho Milongueiro e Pepeu Gonçalves. É um humorista e ator comediante autodidata sem formação acadêmica.

Algo interessante a citar é que grande parte do seu público são crianças e adolescentes, coisa rara no cenário do humor atual. O humorista sempre prezou por uma imagem abrangente a todos os públicos e evitar palavrões nos seus espetáculos é um princípio que ele não abre mão. Outro fato importante é que suas piadas não fazem alusão a nenhum estereótipo que não o próprio jeito engraçado e simples do personagem: uma pessoa humilde, do interior e que não fica restrita apenas ao gaúcho. O personagem ‘Paulinho Mixaria’ pode ser qualquer pessoa ingênua, vinda do interior de qualquer parte do país e que pode ser bem mais inteligente que aparenta.

O trabalho do humorista, que já conquistou todo o país, fazendo shows em praticamente todo o Brasil, confirmando assim o talento grandioso e raro do gaúcho interiorano de 48 anos, que faz todas as gerações rirem sem necessitar de palavrões ou ofensas a raças, classes ou povos.

Paulinho Mixaria também já é conhecido em muitas partes do mundo. Fez apresentações no Paraguai recentemente e já houve contatos para possíveis apresentações nos Estados Unidos, China e Portugal.  Tem dois discos de ouro e um de platina.

No ano de 2013 quando completou 20 anos de carreira, não se deu ao luxo de apenas comemorar e encarou o maior desafio dela até então: Mergulhou no mundo do cinema e produziu durante nove meses, o Longa metragem "As Aventuras de Paulinho Mixaria",onde atuou, dirigiu, roteirizou e bancou a produção, mesmo não tendo experiência na área. Além disso, não utilizou nenhum centavo de verbas públicas através de leis de incentivo.

O filme, que tem a mesma premissa dos espetáculos - ser para a família inteira - foi lançado em Outubro de 2013 na cidade de Gramado com mais de mil e duzentos expectadores na sala. Entrou em 2014 rodando por toda a região sul do Brasil.

No primeiro semestre de 2017, Paulinho Mixaria finalizou o seu segundo Longa Metragem: PAULINHO MIXARIA MORANDO COM A SOGRA. Filme este que segue a mesma linha do primeiro; humor leve e fácil. Humor rural, como ele mesmo diz.

Paulinho chega na fase mais madura da carreira com seu show "Humor à Moda Antiga" aliado aos filmes "As Aventuras de Paulinho Mixaria" e “MORANDO COM A SOGRA”, lotando teatros e resgatando o tempo em que as famílias saiam com todos os integrantes juntos para se divertirem, sem restrição de idade.

Atualmente, além de fazer uma média de vinte shows por mês, está escrevendo o roteiro de seu próximo filme (O terceiro Longa da carreira do ator) e preparando repertório especial para comemorar, em 2018, vinte e cinco anos de carreira com o espetáculo “25 Anos de Palco – Muita História pra Contar”.

Data de publicação: 10/04/2018