Na sessão de segunda-feira (02) os atletas de Taekwondo, receberam Moção da Aplausos pela conquista de títulos no 34º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que aconteceu em São Paulo, no mês de Setembro.

Atletas do Taekwondo recebem Moção de Aplausos

 

Na sessão de segunda-feira (02) os atletas de Taekwondo, Volnei Dorizete Gomes Fonseca, Gerson Sorgetz Júnior e Gustavo Sartori Schneider receberam Moção da Aplausos pela conquista de títulos no 34º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que aconteceu em São Paulo, no mês de setembro. A proposta da honraria foi do vereador Luia Barbacovi (PP) subscrita pelos demais Vereadores.

Quem falou em nome dos Atletas foi o mestre Gustavo. “Quero falar que é uma honra estar aqui recebendo essa Moção de Aplausos, esse reconhecimento do nosso trabalho que já dura vários anos. Comecei a treinar em julho de 1994, se vai 23 anos e nesse período a gente pode desenvolver alguns projetos sociais, levar o taekwondo para crianças com vulnerabilidade social, desenvolver projetos nas escolas, levar alunos na academia e passar um pouco mais dos valores que a arte marcial trás. Hoje os pilares na sociedade, muito debatido aqui nessa Casa, educação, saúde, segurança público, são temas de qualquer sociedade, comunidade no Brasil e a arte marcial trabalha principalmente esses valores. Possivelmente a segurança pública, vocês não vão ver um praticante de arte marcial, que leve ela a sério, envolvido com drogas, envolvido com violências, com roubos, na questão da saúde, o praticante preserva a sua saúde física, reduzindo as filas nos postos de saúde. Com relação a educação também a gente pode ver a disciplina, a postura dos atletas que praticam com a gente, por todos os valores que a arte marcial transmite aos seus praticantes seja disciplina, cortesia, respeito. Então isso é muito presente e muito marcante e é por isso que eu busco a cada dia desenvolver e mostrar o meu melhor. Hoje Gramado possui Grandes atletas como Gerson o Volnei, eu já estou me aposentando, já lutei bastante e estou tentando passar um pouco mais do meu conhecimento aos atletas. Temos o fundo do esporte que poderá auxiliar futuros atletas em diversas modalidades esportivas, mas também quero deixar um pedido a esta Casa que olhe com carinho a gente sabe que Gramado tem muitas prioridades, temos a questão do Hospital, de segurança, enfim, mas que olhe com carinho para os projetos esportivos e sociais que essa Casa dê incentivo não só nos atletas do taekwondo, mas temos atletas excelentes no futsal, vôlei, skate, ciclismo, todas as modalidades esportivas merecem esse caminho. E através do esporte com certeza conseguiremos mudar a nossa sociedade e fazer uma Gramado cada vez melhor, com atletas, com pessoas , personalidades que possam representar a gente não só no estado, mas no Brasil e no mundo todo. A gente tem hoje na academia quatro atletas na seleção gaúcha, dois campeões brasileiros, poderíamos ter muito mais atletas, mas a nossa briga nunca foi dentro do tatame, mas fora dele. Hoje a nossa maior barreira é a questão financeira, buscar apoio, patrocínios das empresas para conseguir viabilizar isso. Com certeza se tivéssemos esse apoio maior da iniciativa privada a gente conseguiria conquistar quem sabe um título mundial ou quem sabe ter um atleta nossa em uma olimpíada representando a nossa cidade, o nosso estado, nosso país. Então deixar o muito obrigada a todos os Vereadores, ao público presente, a minha família, aos meus alunos, e a essa Casa pelo reconhecimento e esse ato de carinho que estamos recebendo. É muito bom ser agraciado com essa homenagem”, disse.

 

Luia Barbacovi falou em nome dos Vereadores. “Ouvindo o Gustavo ficamos feliz, pois é uma luta de talvez meia dúzia de pessoas que foram lutando, buscando apoio, treinando, dia a dia, inclusive com dificuldades imensas e chegaram onde chegaram. Isso me fez voltar a quando criamos o Conselho Municipal de Desportes, lá se vão 48 anos. Na época o presidente era o Pedro Bertolucci, o Eduardo Barros e Eu secretários, e na época o esporte era o futebol de salão na cancha de  asfalto atrás da Recreio e um pouquinho de vôlei, é claro que foi evoluindo, mas até poucos anos atrás, praticamente se resumiu ao futebol de campo, futsal o esporte aqui em Gramado. Com algumas exceções, por alguns períodos pequenos que surgiram outros esportes quando chegava alguém na cidade que acabava fazendo um trabalho, ou trazia algum trabalho, ou competição com algum outro tipo de esporte que não fosse o futsal e o futebol de campo. Foi evoluindo e nas últimas duas gestões administradas pelo Nestor foi criada a Subsecretaria de Esportes, depois a Secretaria de Esportes e aos poucos a gente observa que outras modalidades esportivas vão crescendo. As artes marciais tem se destacado e aqui vale muito ressaltar o trabalho que o Gustavo tem. Ele é um dos grandes responsáveis, pois como disse é um trabalho junto a Escola, junto a grupos e também com jovens como o Volnei e o Gerson que agora com ele se somam e trazem para Gramado títulos a nível nacional, certamente muitos jovens que não ganharam títulos e não participaram de competições, mas ganharam o principal da arte marcial que é o respeito, o cuidado com a saúde, a convivência com colegas e com a própria família. E muito bem disse o Gustavo que a prática de esporte nos diminui a pressão sobre os postos de saúde, hospitais e melhora a qualidade de vida do cidadão, pois ele se torna um exemplo no seu grupo, se torna um exemplo na sua rua, seu bairro, sua cidade. Certamente esses jovens que estão praticando arte marcial estão espalhados por diversos cantos do município e ali tornar-se-ão cidadãos que vão contribuir para o desenvolvimento da comunidade, com uma cabeça, ideias e princípios para fazer com que a sociedade melhore. Essa sociedade tão difícil de entender, essa sociedade que apresenta fatos que envergonham qualquer cidadão de bem, certamente no esporte vão conseguir modifica-la. Então em nome dos Vereadores, Gustavo, Volnei e Gerson, queria cumprimentar vocês pelas conquistas, dizer da nossa certeza de que vocês continuarão a conquistar outros prêmios e títulos, mas para nós o mais importante é o exemplo que vocês são para a sociedade. Parabéns a vocês e que realmente Gramado dê mais um passo para a conquista de vocês para que também seja um município diferenciado na área de esportes”, completou.

VOLNEI DORIZETE GOMES FONSECA

Graduado como faixa vermelha de Taekwondo, Volnei pratica este esporte desde 2011, onde vem evoluindo e se classificando para grandes eventos. No campeonato Brasileiro, Volnei não fazia parte da seleção gaúcha, contudo pode participar do Brasil Open e fez bonito no evento. Na modalidade de Poon-se, o atleta Gramadense foi desclassicado na faze classificatória, já na modalidade de Kiorugui, Volnei conquistou a medalha de bronze, perdendo a luta da semifinal por apenas 1 ponto de diferença.

GERSON SORGETZ JÚNIOR

Graduado recentemente como faixa preta no final de 2016, Gerson Júnior participou pela primeira vez do campeonato brasileiro oficialmente como atleta da categoria juvenil até 68 kg pela seleção gaúcha de taekwondo e do campeonato brasileiro Open na categoria juvenil até 63 kg. Na disputa de luta esportiva entre seleções, Gerson Júnior ficou com a medalha de prata perdendo a luta final para um atleta de São Paulo, esta categoria era para faixas pretas até 68 kg vencedores das etapas estaduais e titulares de seus estados, mas foi na categoria do Brasileiro open de Júnior foi destaque levando o título de evento na categoria faixas pretas até 63 kg. Gerson Júnior agora se prepara para o FENATAE 2017 buscando mais uma vez a vaga na seleção gaúcha e continuar a frente de sua categoria no Estado como atleta titular.

GUSTAVO SARTORI SCHNEIDER

Mestre Gustavo que atualmente é o presidente da Federação de Taekwondo do Estado do RS, e também foi o responsável técnico pelos atletas do Sul, também participou das duas modalidades em disputa do evento e deu show. Na categoria poon-se, Gustavo participou contra mestres de todo o Brasil com graduações de 4º, 5º e 6º Dan executando formas técnicas e sendo avaliado por uma bancada de vários mestres. A medalha dourada veio numa final tensa contra outro mestre também do RS e que deu ao Estado a primeira e segunda colocação e ao mestre o título do evento. Já na categoria de Kiorugui, que sempre foi uma paixão do atleta e hoje mestre, Gustavo foi perfeito, com lutas seguras e confiantes conquistou de forma invicta o título nacional da modalidade. Este já é o terceiro título brasileiro que o atleta conquista, que possui em sua carreira mais de 200 conquistas de títulos estaduais, nacionais e internacionais.

Data de publicação: 05/10/2017

Compartilhe!