A Prefeitura protocolou no dia 02 de outubro duas respostas a pedidos de informações formatados pelos Vereadores.

Prefeitura reponde a Pedidos de Informação

Pedido de Informação 138/2017 – Professor Daniel - SOLICITA QUE A SECRETARIA DE TRÂNSITO INFORME: A) QUAL A ESTRUTURA DE PESSOAL E EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA SECRETAORIA DE TRÂNSITO DE GRAMADO? B) O NÚMERO DE AGENTES DE TRÂNSITO ATUANDO É SUFICIENTE PARA AS DEMANDAS DO MUNICÍPIO? C) QUAL SERIA O NÚMERO ADEQUADO DE AGENTES DE TRÂNSITO? D) QUAL SERIA A ESTRUTURA ADEQUADA E QUAIS SERIAM OS EQUIPAMENTOS A SEREM ADQUIRIDOS COM URGÊNCIA PELA SECRETARIA DE TRÂNSITO PARA O MELHOR ATENDIMENTO DA COMUNIDADE?

Em resposta o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo informa: “a estrutura atual da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana é enxuta e sua composição é a seguinte: Secretário, 02 auxiliares administrativos (recepcionista e RH) concursados, 12 agentes de trânsito (concursados), 01 diretor de trânsito (CC), 01 supervisor administrativo (CC), 01 coordenador de pinturas (CC), 03 funcionários do setor de pinturas (concursados). A frota de veículos desta secretaria é composta de 03 viaturas, 01 para utilização na fiscalização de trânsito e 01 veículo para a equipe de pinturas, 01 motocicleta utilizada pela equipe de fiscalização de transito, também temos um caminhão para a equipe de pinturas. Com relação ao questionamento se o número de agentes de trânsito é suficiente, entendemos que devido à sazonalidade e da população flutuante do Município de Gramado é necessário que façamos uma análise mais ampla, pois a questão dos problemas de mobilidade urbana no município de Gramado não passa somente pelo número de agentes de trânsito, pois são vários os fatores, os componentes que comprometem a mobilidade urbana em nosso Município, desde o número de vagas disponíveis para o estacionamento, passa pela malha viária, rotas alternativas para o escoamento do trânsito, do número considerável de veículos que circulam diariamente e que tem um incremento considerável nas épocas de alta temporada. Na nossa ótica esses são os principais fatores que comprometem a mobilidade urbana em nosso município. O número adequado de agentes de trânsito se relaciona diretamente a sazonalidade não sendo possível criarmos uma ideia de que tivéssemos mais agentes de trânsito resolveríamos os problemas de trânsito e mobilidade urbana do município de Gramado. Portanto informamos que a problemática é mais complexa e passa por uma série de medidas que devem ser tomadas dente as medidas que devem ser tomadas incluímos por exemplo, a melhora do sistema do transporte coletivo urbano, sendo que esta medidas teve início nos primeiros dias desta administração, quando junto com a empresa detentora da concessão foi iniciada a renovação da frota bem como a instituição de novas linhas de ônibus com o objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo, com isso diminuiria o número de veículos transitando. Com relação às necessidades desta Secretaria referente a equipamentos, informamos que não dispomos de equipamentos que colaboram para uma melhor fiscalização, tais como: Aparelho Etilômetro, Radar Móvel, equipamentos esses que seriam de suma importância para aprimorarmos a fiscalização de trânsito, visando coibir os excessos praticados por alguns condutores. Informamos ainda que estamos em processo de aquisição de mais um veículo destinado à equipe de fiscalização de trânsito. Por fim agradecemos a sua solicitação e diante das necessidades acima informadas solicitados que o Vereador realiza tratativas junto aos demais para diante de uma sobra de verba do orçamento anula da Câmara de Vereadores se disponha a realizar a doação dos equipamentos acima citados, como o aparelho Etilômetro e Radar Móvel, visando incrementar e melhorar a atuação da equipe de Fiscalização de Trânsito”.

Pedido de Informação 149/2017 – Rafael Ronsoni - SOLICITA INFORMAÇÃO SOBRE O ANDAMENTO DO PROCESSO PARA ENTREGAR À CORSAN, O POÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, O QUAL FORNECE ÁGUA PARA A SERRA GRANDE.

Em resposta o secretário adjunto de Obras da Subprefeitura da Várzea Grande, Cícero Altreiter informa: “que o Executivo fez o pedido de encampação do SSA da Serra Grande pela CORSAN, enviando todos os documentos solicitados pela Companhia, sendo esses recebidos pelo então chefe da US de Gramado na época, Gilmar Flores Nardini, no dia 16 de março de 2017, donforme cópia de ofício anexo. Cópia desses documentos estão a disposição no Gabinete do Prefeito. Estamos em contato constante com a CORSAN, cobrando esse posicionamento”.

Data de publicação: 04/10/2017