Vereadores participam de coletiva da Corsan

Os vereadores participaram na tarde de ontem (20), de coletiva promovida pela Corsan – Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto que atende Gramado, na Prefeitura Municipal. Na oportunidade Eduardo Barbosa Carvalho, diretor de Operações da entidade e Marcus Vinicius Caberlon, diretor de Expansão falaram sobre as obras que a Corsan irá fazer na cidade em curto prazo.

Carvalho iniciou dizendo que a intenção é produzir mais água, perder menor, e aumentar a reservação. “Para tanto substituímos rotatores de diâmetros máximo, aumentamos a produção de água, instalamos grupos de motor-bomba, conversores, estamos investindo em melhorias que possibilitem uma maior produção. Além disso furamos cinco poços novos na Várzea Grande, desses um teve vazão e estamos trabalhando para que a água seja passível de consumo”, explicou. Ele também falou do Centro de Controle Operacional que será implantado no bairro Carniel, onde será feito o monitoramento do sistema de abastecimento de água 24 horas por dia, todos os dias da semana. “Ali serão controlados os níveis dos reservatórios, libados e desligadas as bombas e pressões em todo o sistema”, disse. Por fim, ele falou da questão das Estações de Tratamento de Esgoto entraram com pedido para que a FEPAM revogue o indeferimento para que a Corsan possa fazer as melhorias e a ampliação das mesmas. O incremento segundo Carvalho é pra ser de 30% no sistema de abastecimento de água, em um investimento de R$ 14.224.000,00.

Em seguida Caberlon falou também sobre o reservatório que está entrando em fase de licitação em breve e será construído em terreno da Prefeitura, junto a rua Bela Vista, subida para a Aldeia do Papai Noel e que deverá sanar, junto com as demais medidas, a questão da falta de água na cidade.

Após a explanação foram questionados pelos Vereadores sobre a informação de que Gramado não estaria relacionada nas obras prioritárias da Corsan. Eles destacaram que desconheciam tal informação, mas que Gramado é sim prioridade tanto que será investido em curto prazo R$ 14 milhões e ainda está se buscando para a questão do esgoto de Gramado e Canela um recurso de R$ 100 milhões via captação junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Os Vereadores irão acompanhar o andamento das obras e o seguimento dos cronogramas apresentados buscando o atendimento das demandas da comunidade Gramadense.

Data de publicação: 21/07/2017