Foi entregue na segunda-feira, dia 22, durante sessão da Câmara, Moção de Apoio pela passagem dos 57 anos de atividades no município de Gramado a Tisott Esportes. A proposta foi do vereador Everton Michaelsen (PMDB).

Câmara entrega Moção a Tisott Esportes

O momento é de emoção. Nós da Tisott Esportes estamos todos muito sensibilizados e agradecidos pela homenagem que nos está sendo prestada. Sentimo-nos um pouco constrangidos até, pois jamais pensamos em vivenciar esse momento. O reconhecimento da comunidade pelo trabalho realizado nos envaidece e muito nos orgulha, além de estimular novas ações, mas também temos a consciência que o tamanho dessa distinção é maior que o nosso merecimento. Quando meu pai Carlos, em 1940 tomou a decisão de transferir a nossa família de Nova Palmira, município de São Sebastião do Cai para Gramado, veio em busca de melhores condições oportunidades profissionais e de vida, repetiu ele a ousada e corajosa atitude dos meus avós paternos que no século XIX partiram de Trento, norte da Itália, com destino ao Brasil, visando alcançar os mesmos objetivos. Ele veio para Gramado acompanhado de minha mãe Ana Elvira, meu irmão Nelson com 12 anos e eu com 3, e de imediato começou a trabalhar na fabricação, venda e conserto de produtos de montaria que era o meio de transporte e de trabalho na época.  Alguns anos se passaram nessa atividade até que o cavalo deu lugar ao automóvel. Então fábricas de móveis se instalaram na cidade e passamos a atender essa demanda acrescentando serviços de estofaria juntaria com o comércio de calçados e produtos esportivos. Intercalamos essas atividades econômicas, a nossa família teve sobre seu comando na década de 1950, uma pequena indústria de malas de viagem, bolsas, bolas de futebol e artefatos de couro em geral onde uma dezena de jovens gramadenses tiveram seu primeiro emprego. A história da Tisott Esportes teve na sua trajetória erros e acertos, mas ela sempre foi administrada com responsabilidade e respeito aos seus clientes. São décadas de existência e a empresa continua viva e atuante. Sob agora o comando da terceira geração familiar representada pelos nossos filhos Leandro e Sissa e suas respectivas famílias. Nesse momento eleva com saudades o pensamento a memória do meu Pai, minha Mãe e meu Irmão Nelson, aos quais peço que se emanem conosco e recebam também o carinho dessa homenagem pelo muito que realizaram em vida. Encerro essas palavras dizendo o quanto tem sido importante e indispensável o apoio recebido em todas as horas da minha querida esposa, companheira de lutas, Loide, que é a nossa maior reserva de energia. Agradeço a todos os Vereadores por essa Moção especialmente ao vereador Everton Michaelsen que a propôs e ao presidente da Casa, Luia Barbacovi, obrigado a todos”, disse Osvaldo.

“É de suma importância reconhecermos a excelência em produtos, atendimento e serviços desta empresa que há tantos anos vem atuando e fortalecendo a economia gramadense”, destacou Everton.

Histórico

A Tisott Esportes (Sapataria Tisott Ltda.) é a terceira empresa mais antiga da cidade em atividade, nasceu em 1930 como uma selaria que foi adquirida por Carlos Tisott. O registro  com os dados atuais na junta comercial foi realizado em 09 de agosto de 1960 tendo como sócios a matriarca Anna Elfrieda Tisott (falecida) e os filhos Nelson (falecido) e Osvaldo,  que é o atual proprietário. A família produzia e vendia produtos de montaria, tendo como matéria prima o couro natural, que nos anos 50 eles passaram a utilizar também na fabricação de estofamentos, malas e bolas, com maquinário e ferramentas que Osvaldo ainda preserva em seu atelier.

Em 1967 Osvaldo tomou a frente dos negócios, e além de fornecer calçados masculinos e femininos, ele incorporou artigos esportivos ao mix de produtos da loja, trazendo seus amigos jogadores de futebol para comprar chuteiras. Ele integrava o time do Centro Esportivo Gramadense, vice-campeão estadual amador no ano de 1959.  Entre os produtos que mais fizeram sucesso na história da loja, ele destaca os sapatos femininos das marcas Catléia e Azaléia , as sandálias masculinas Rubra, tênis Olympikus, bem como os abrigos colegiais e chuteiras da marca Adidas. Em 1974, Osvaldo casou-se com a professora Loide, que o ajudou a impulsionar a empresa modernizando as antigas instalações.

Em 1995, o nome fantasia foi alterado para Tisott Esportes, e a partir daí a loja foi ampliada mais de uma vez, passando a oferecer também produtos importados de marcas mundialmente famosas. A loja passou a ser frequentada por turistas em busca de tênis confortáveis para passear apreciando a cidade e tornou-se ponto de encontro de praticantes de esportes das mais diversas modalidades de Gramado e região.

Ao longo de sua trajetória a empresa apoiou inúmeros eventos esportivos na cidade, como forma de incentivar hábitos saudáveis na comunidade e também agradecer a preferência de sua clientela. Leandro Tisott e Patrícia Tisott, filhos de Osvaldo, seguiram a vocação do pai e hoje atuam também no comércio administrando outras duas lojas na cidade, procurando sempre honrar os ensinamentos dele. Osvaldo completou 80 anos recentemente e comparece diariamente à empresa. Sua rotina inclui serviços administrativos, gravação de troféus e medalhas, encordoamento de raquetes de tênis, e a tradicional roda de chimarrão com os funcionários, hábitos que, segundo os filhos, ajudam a mantê-lo com a mente jovem e o corpo saudável.

Data de publicação: 25/05/2017