Vereadores fiscalizam Secretarias de Esporte e Lazer e Educação

Os vereadores realizaram na tarde de ontem (18) reuniões com os secretários de Esporte e Lazer, Jacó Schaumlöffel e com a secretária de Educação, Gilça da Silva, e sua equipe para tratar de temas relativos às pastas. Os encontros aconteceram na sede do Legislativo.

Secretaria de Esportes e Lazer

O primeiro a ser ouvido foi o secretário Jacó, onde o tema principal eram as praças da cidade. “Estamos conversando contigo Secretário e fazendo inúmeros pedidos quanto as Praças por entendermos da importância delas para a comunidade. Queremos auxiliar, contribuir nessa construção de locais melhores para o lazer de nossa comunidade”, destacaram os Vereadores.

Jacó destacou que todas as Praças estão sendo direcionadas para a Secretaria com exceção do Lago Joaquina Rita Bier e das Praças das Escolas. Que algumas já possuem emendas federais conquistadas para que melhorias possam ser feitas de forma imediata, como a das Bandeiras e a do Campo da Ortopé, e que outras serão remodeladas com recursos próprios, porém que o intuito é criar um padrão de praça em Gramado, para que o morador não precise sair do seu bairro para desfrutar de um melhor local de lazer em outro. Ainda frisou que a Prefeitura está mapeando a cidade no intuito de buscar locais públicos nos bairros que hoje não possuem Praça para implantação das mesmas. Falou do cuidado que estão tendo na manutenção das mesmas e na deficiência de pessoal, o que será sanado em breve com a contratação de um jardineiro, dois operários especializados e um gari. Também falou da questão de colocação de brinquedos para deficientes, enfatizando que essa é uma meta da administração e que pelo menos uma das praças da cidade será contemplada em breve com essa alternativa. Jacó também falou sobre os problemas enfrentados em cada Praça e como estão contornando as situações, de forma pontual. Ao Secretário foram sugeridos pelos Vereadores a implantação de câmeras de monitoramento nos locais, a adoção de um morador da localidade como responsável da Praça (junto com o servidor lotado para cuidar do local), e uma conversa com a GramadoTur e Prefeitura para transferir recursos do Fundo de Turismo, Fundo do Meio Ambiente ou da Taxa de Turismo para recuperação dessas Praças. Ao final ainda falaram sobre a Lei Adote uma Praça que será revista e reencaminhada a Câmara com nova redação. Jacó aproveitou para convidar os Vereadores para as Olimpíadas Escolares que terão início no dia 03 de maio.

Secretaria de Educação

Logo em seguida os Vereadores receberam a secretária Gilça, o secretário Adjunto, Gelson Oliveira, a diretora pedagógica, Josiane Vasconcellos e a supervisora Jane Maria de Macedo. O primeiro assunto abordado foi a questão da educação infantil, onde Gilça destacou a preocupação com a falta de vagas desde que assumiu a pasta, bem como com as instalações de algumas Escolas. “Diminuímos a fila de espera e estamos sanando algumas questões quanto as instalações. Aos poucos vamos organizando, pois a demanda cresce diariamente. Já solicitamos ao jurídico que já deu aprovação e agora a Fazenda que nos libere a possibilidade de adquirirmos vagas em Escolas Particulares, o que deve ser o caminho nos próximos meses”, destacou. Ela disse que a Secretaria continua a procura de prédios e terrenos públicos para tentar realocar algumas escolas que hoje não estão em situação adequada. Gilça comentou ainda de uma preocupação sua ao assumir a Secretaria que era o desperdício na merenda, que é de ótima qualidade, o que já está sendo trabalhado. Outro ponto abordado foi a inclusão de alunos especiais, um tema que está demandando estudos e cuidados por parte da Secretaria que hoje atende 120 crianças. Do total apenas cinco ainda não estão inseridas nas Escolas por necessitarem de adequações que estão sendo providenciadas. Os representantes do Executivo frisaram que para cada criança é necessário um monitor, nesse sentido também a demanda é complexa, pois muitos dos estagiários que atendiam os alunos desligaram-se da função e a substituição está sendo feita por processo seletivo, com mais critérios, para beneficiar as crianças a serem atendidas. “O que estamos fazendo é trabalhar para melhorar o atendimento a essas crianças dando a elas uma melhor estrutura e um melhor atendimento”, disse Gilça. Nos próximos dias sairá o edital de chamamento dos Estagiários. Os vereadores também pediram quanto a questão do auditório da Escola Municipal Senador Salgado Filho, oportunidade em que Gilça destacou que há uma ampliação prevista para o local e que o objeto da mesma será debatido com os estudantes, professores e pais, no intuito de fazer o melhor para a comunidade escolar. “Vamos ouvir e ver o que realmente precisam para depois tomarmos as medidas”, considerou. Sobre a questão do 1/3 de horas aula apenas destacaram que é um direito dos professores e que o mesmo já está sendo implantado.

Data de publicação: 19/04/2017