Câmara entrega Medalha Tristão de Oliveira

No próximo sábado, dia 08, às 18h, a Sociedade Espírita Esperança realiza comemorações alusivas aos 25 anos da entidade, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara Municipal de Gramado. Na oportunidade o presidente do Legislativo gramadense, Giovani Colorio fará a entrega da Medalha Tristão de Oliveira a Sociedade pela data comemorada, em nome de todos os Vereadores.

A Medalha proposta por Colorio, em julho, obteve aprovação unânime dos Legisladores. Além da entrega da Medalha também acontecem apresentações musicais e a palestra “Sustentabilidade Ética no Movimento Espírita”, com a senhora Maria Elisabeth Barbieri.

Histórico

A Sociedade Espírita Esperança, pessoa jurídica de direito privado, foi fundada em 03/10/91 e tem por finalidades: o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita; a prática da caridade material e moral; a evangelização da Infância e da juventude e assistência Social.

O Sr. Manoel Vieira de Paula, conhecido como Nekko, chegou a Gramado em 1990, acompanhado de sua esposa Therezinha Viera de Paula. Vinham de Itapetininga – SP, aonde eram militantes ativos no movimento espírita daquela região, após a aposentadoria como Funcionário Público Federal, o nosso querido Nekko recebeu como missão de seu mentor espiritual, trabalhar em prol da difusão do espiritismo na região da Serra Gaúcha, e escolheu para a nossa alegria, começar seu trabalho por Gramado! Aqui chegando, foi “dirigido” ao encontro da Sra. Lacy Bertoluci Bertoja, nossa querida “Vó Lacy”, que naquele momento amargava a perda do seu amado filho, Dr. Fernando Bertoja. Desse encontro iluminado surgiram as linhas espirituais que possibilitaram a edificação da Sociedade Espírita Esperança.

Começaram os estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo no Hospital Santa Rita, no consultório que era do Dr. Fernando Bertoja, iniciaram com cinco pessoas, Sra. Lacy, Dr. Nelson Joelci Garcia, Dra. Márcia Raymundi Marchetto, Sra. Norma e o Sr. Nekko, porém com o aumento dos interessados foi necessário transferir o local dos estudos para a antiga garagem das ambulâncias do Hospital Santa Rita. A partir deste momento a fundação de uma casa espírita em Gramado foi simplesmente a consequência natural dos acontecimentos, que toma forma dia 03 de outubro de 1991, com a eleição da primeira diretoria da Sociedade Espírita Esperança, que teve a seguinte composição: Presidente: Lacy Bertoluci Bertoja, Vice-Presidente: Nelson Joelci Garcia; 1º Secretário: Márcia Raymundi Marchetto; 2º Secretário: Liane Morales; 1º Tesoureiro: Mirtes Oppitz Ribas; 2º Tesoureiro: Heloísa A. Bertoja; Bibliotecária: Maristela Mella; Conselho Fiscal: Efetivos: Remy Henrique Zatti; Valesca C. Perine; Maristela Tomazelli; Suplentes: Terezinha Nancy Antunes; Neusa Rossi; Avelino de Olivei ra; Serviços Extraordinários: Maristela Tomazelli e Edilberto Dalle Molle; Departamento Doutrinário: Manoel Vieira de Paula.

No dia 03 de abril de 1992, em uma solenidade no cinema de Gramado, com a presença de Divaldo Pereira Franco e do corpo diretivo da FERGS, a Sociedade Espírita Esperança, recebeu das mãos do presidente da Federação Espírita do RS (FERGS), o diploma com a certificação da filiação da nossa entidade ao sistema federativo Gaúcho e brasileiro.

A Sociedade Espírita Esperança funcionou na sede localizada no hospital Santa Rita, na Rua da Cascata, desde o dia 03 de outubro de 1991 até o ano de 2001, depois a Sociedade mudou-se para a Rua Ângelo Bisol e depois para a R. Wilma Dinnebier.

A necessidade de uma sede própria ganhou força. A Presidente Lacy Bertoja, trabalhadora incansável, começou então a perseguir este objetivo, ganhou um terreno do Sr. Walter Bertoluci, e para a construção angariou fundos realizando promoções diversas, como chás, jantares, desfiles, rifas, obteve doações e ajuda de empresários locais e membros em geral da comunidade Gramadense, que comprovam na prática a pujança deste município. A Presidente liderou os esforços que culminaram com a construção da sonhada sede própria, inaugurada em 03 de outubro de 2010, onde funciona atualmente na Rua Querino Ari Candiago, 345.

Atualmente a Sociedade Espírita Esperança é mentora do Lar de Idosas Maria de Nazaré, construído no mesmo terreno da Sociedade e que iniciou suas atividades em 01/09/2012, conta hoje com o atendimento à 13 Idosas; e do Núcleo Espírita Ivan de Albuquerque, construído em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Gramado, no bairro Altos da Viação Férrea, que atua desde 1997 principalmente na evangelização de crianças e jovens daquela comunidade. Neste momento estamos em campanha para reformar o Núcleo.

Nestes 25 anos de trabalhos ativos e ininterruptos, dirigida pela mais pura moral Cristã, a Sociedade Espírita Esperança vem levando socorro nos momentos de crise, esclarecimento espiritual, apoio moral e material aos membros da nossa comunidade para o enfrentamento das dificuldades as mais diversas, não é por nada que o nome desta Sociedade é ESPERANÇA, pois ela mantém viva em nossos corações a chama sagrada da vida, alimentada pela certeza da sobrevivência da Alma e da Justiça Divina.

Assim nasceu o trabalho na seara de Cristo, através da Doutrina Espírita, baseada na codificação de Allan Kardec. E ao longo deste tempo tornou-se referência no bem e no amor ao próximo, tendo vencido inúmeras dificuldades nestes 25 anos de vida, de história, de doação e de luta por amor ao próximo.

Data de publicação: 05/10/2016